Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011




CARTA ABERTA À PRESIDENTA DILMA


Excelentíssima Senhora Presidenta,

As Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará - maior projeto de ensino de línguas estrangeiras de uma universidade federal brasileira - é responsável, desde a fundação desta universidade(1965), pelo ensino das seguintes línguas: Alemão, Espanhol, Esperanto, Francês, Inglês,Italiano e Português. Todavia, tamanho projeto encontra-se em situação precária pelo fato de há muito não ter como suprir vagas para professores efetivos em seu quadro.
Em 2010,ganhamos 9(nove)vagas, mas, desde então, já perdemos professores à proporção que estes se aposentaram. Só em caso de licença médica, licença-gestante ou aposentadoria é que temos a certeza de substitutos, o que não resolve nossa carência de professores efetivos, uma vez que substitutos ou temporários passam apenas dois(2)anos em nossa instituição.
Vale ressaltar que somos responsáveis por mais de 4 mil alunos, e que cada curso básico de língua tem a duração dois a três anos e meio.
Diante do exposto, solicito a Vossa Excelência uma maior atenção em relação ao nosso pleito, no sentido de proporcionar novas vagas para professores efetivos. Só assim teremos a certeza de que as CASAS DE CULTURA DA UFC poderão continuar sua missão de contribuir para o engrandecimento cultural da comunidade cearense.

Atenciosamente,
Adelson Sobrinho, professor de Esperanto, Italiano e Português.
Matrícula SIAPE: 1166183
adelsonsobrinho@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário