Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


















O que é Rede Esperanto

A expressão Rede Esperanto, em seu aspecto concreto, define uma rede de organizações sem fins lucrativos (ONGs), empresas, profissionais autônomos, profissionais liberais e trabalhadores voluntários de ONGs que adotam o Esperanto como língua de trabalho. Em seu aspecto virtual, define uma rede social que agrega pessoas, empresas e organizações com interesses específicos muitas vezes diferentes, mas com um denominador comum: a adoção do Esperanto como língua de trabalho.

Não é uma rede formal, ainda mais do tipo piramidal, com organizações no topo, como coordenadoras ou representantes oficiais. O que se quer construir e desenvolver é uma rede horizontal e informal, com ONGs dedicadas a trabalhar pelos objetivos do milênio, em todos os setores de atuação do Terceiro Setor de uma lado, e empresas com política de responsabilidade social também voltada para os objetivos do milênio. O ponto de convergência de todos é o esforço comum pelos objetivos do milênio, e o traço de união é a adoção do Esperanto como língua internacional de trabalho.
Embora não existam organizações superiores, está aberto o espaço para que organizações locais possam atuar em âmbito nacional ou até mesmo internacional, dentro de sua área de atuação e se tornarem locomotivas em seu setor de atuação, porém sempre no trabalho em rede.
A ideia,no campo do Terceiro Setor, é ter associações que adotem Esperanto como meio de comunicação internacional para que se atinja fins sociais, culturais e educativos sem dos desgates e dificuldades originados pelas barreiras linguísticas. O Esperanto é a língua de trabalho que unirá todas as ONGs do mundo que o adotem, otimizando assim o esforço em prol dos objetivos sociais que cada organização se proponha a atingir. Isso, evidentemente, inclui as associações esperantistas tradicionais, que podem se tornar grandes e inovadores centros de produção cultural esperantista, além de se posicionarem de forma mais agressiva no campo do ensino e divulgação do Esperanto.
Para as organizações esperantistas, enfim, a Rede Esperanto é um campo de renovação de métodos de trabalho e elaboração de novos novas estratégias para a continuidade do trabalho realizado até o momento. Para as ONGs de um modo geral, a Rede Esperanto é um canal de inserção em um ambiente internacional de trabalho sem barreiras linguísticas. Para as empresas, é uma comunidade com a qual poderá interagir dentro de sua política de responsabilidade social vinculada aos Objetivos do Milênio e à promoção da cultura esprantista.
Vejamos alguns setores de atuação das ONGs da Rede Esperanto:
  • Turismo social
  • Microcrédito
  • Comérico Justo
  • Direitos Linguísticos
  • Geração de empregos e renda
  • Intercâmbio cultural
  • Educação
  • Ensino propedêutivo do Esperanto
  • Assistência Social
  • Promoção cultural
  • Microcrédito
Por outro lado, no campo das atividades com fins lucrativos, no âmbito da economia esperantista, as empresas, atuantes sob o signo do documento Fundamentos do Esperantismo Econômico e do Empreendedorismo Social Esperantista, buscarão os seus objetivos empresariais sem descuidar de sua política de responsabilidade social.
O resultado prático que se busca com a Rede Esperanto: ONGs, empresas adotantes do Esperanto como língua de trabalho e organizações esperantistas juntarão seus esforços para a construção de um mundo novo, onde cada povo conservará a sua língua no patamar de todas as outras, e todos os povos adotarão o Esperanto como sua segunda língua.
Vale observar que a nossa rede social, denominada Rede Esperanto, é um aspecto do trabalho de uma rede que vai além do mundo virtual. O objetivo da rede social denominada Rede Esperanto é semelhante aos objetivos de todas as outras redes, mas tem os seguintes diferencias:
  1. Existe a possibilidade de engajamento no mundo real, em torno dos objetivos do Esperantismo Econômico e do Empreendedorismo Social Esperantista, através de organizações não governamentais, empresas e empreendimentos autônomos;
  2. Haverá com certeza eventos presenciais, que complementarão o ambiente de relacionamento proporcionado pela rede social;
  3. Toda a Rede Esperanto, em seu aspecto virtual e físico, tem objetivos bem claros, relacionados com atividades concretas de ação sócio-cultural, educativa e econômica;
  4. Pressupõe-se que os participantes da rede social possuem interesses que inevitávelmente os levarão às ações concretas, vinculadas à uma ONG, uma empresa, uma organização sócio-cultural ou mesmo à sua uma atividade autômoma, com ou sem fins lucrativos, mas sempre tendo o Esperanto como língua de trabalho.
FONTE: redeesperanto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário