Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quinta-feira, 26 de julho de 2012



ALEA JACTA EST

(Excerto do livro ESPERANTO MODELO, de Ismael Gomes Braga)

     Qual César, exclamando – Alea jacta est, o jovem médico Lazaro Ludoviko Zamenhof, “não podendo abandonar a ideia da língua internacional que lhe entrara no corpo e no sangue, atravessou o Rubicão”, quando, em julho de 1887, publicou à custa própria, pois não encontrara editor, sua primeira brochura – “Língua internacional – Prefácio e manual completo”, sob o pseudônimo Dr. Esperanto. Nesse livro, o nº 1 da série, escrito em russo, e nos de números 2,3,4 e 5, logo após publicados, respectivamente em polonês, francês, alemão e inglês, o Dr. Esperanto incluiu 4 folhas, tendo cada uma 4 promessas de aprender a língua proposta na brochura, e cujos termos transcrevo, por curiosidade:
]
     “PROMESO – Mi, sub’skrib’it’a, promes’is el’lern’i la propon’it’a’n de dr’o Esperanto lingv’o’n inter’naci’a’n, se est’os montr’it’a, ke dek milion’o’j da person’o’j don’is publik’e tia’n sam’a’n promes’o’n.
                Sub’skrib’o:............................................................................
                Nom’o:....................................................................................
                Adres’o:..................................................................................

     Estas 16 promessas, depois de preenchidas com o nome e o endereço do portador da brochura e de mais 15 pessoas escolhidas, deveriam ser enviadas ao autor do livro, em Varsóvia.

     Em 1889 distribuiu o Dr. Zamenhof o primeiro “Adresaro de la personoj kiuj ellernis la lingvon Esperanto”, trazendo esta série 1 o nome, por ordem alfabética, e o endereço dos primeiros mil esperantistas. Como era natural, a maioria de promesintoj era da Russia, havendo também 29 da Alemanha, 20 da Áustria-Hungria, 9 das Ilhas Britânicas, 6 da França, 4 dos Estados Unidos da América do Norte(entre eles Henry Phillips, secretário da Sociedade de Filosofia Americana, de Filadélfia); 4 da Suécia; 2 da Turquia(ilha de Rhodes); 1 da Espanha, 1 da Itália, 1 da Rumênia e 1 da China.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário