Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012



VOZ PASSIVA ANALÍTICA
Morfossintaxe

Adelson Sobrinho

Pressupostos para o bom entendimento deste assunto:

·         Reconhecer a transitividade direta;
·         Reconhecer as funções sujeito e objeto direto.
·         Reconhecer os pronomes oblíquos: O/A/OS/AS;
·         Reconhecer as desinências modo-temporais dos verbos.


ATIVA:        PEDRO ESTUDAVA A LIÇÃO.
PASSIVA:                                         A LIÇÃO ERA ESTUDADA POR PEDRO.

         PEDRO ESTUDARIA A LIÇÃO.
                                       A LIÇÃO SERIA ESTUDADA POR PEDRO.

  PEDRO ESTUDAA LIÇÃO.
                                       A LIÇÃO SE ESTUDADA POR PEDRO.

              PEDRO ESTUDOU A LIÇÃO. *
                                      A LIÇÃO FOI ESTUDADA POR PEDRO.

          PEDRO ESTUDARA A LIÇÃO.
                                                A LIÇÃO FORA ESTUDADA POR PEDRO.

 PEDRO DEVE ESTUDAR A LIÇÃO.
                                                 A LIÇÃO DEVE SER ESTUDADA POR PEDRO.

PEDRO ESTÁ ESTUDANDO A LIÇÃO.
                                                     A LIÇÃO ESTÁ SENDO ESTUDADA POR PEDRO.

PEDRO TINHA ESTUDADO A LIÇÃO.
                                                     A LIÇÃO TINHA SIDO ESTUDADA POR PEDRO.

PEDRO ESTUDA A LIÇÃO. **
                                 A LIÇÃO É ESTUDADA POR PEDRO.

SE PEDRO ESTUDASSE A LIÇÃO...
                                        SE A LIÇÃO FOSSE ESTUDADA POR PEDRO...

QUERO QUE PEDRO ESTUDE A LIÇÃO.
                                 QUERO QUE A LIÇÃO SEJA ESTUDADA POR PEDRO.

ESTRUTURAS COM OBLÍQUOS E PASSIVAS.

 01.Cantar a música.
        Cantá-la.
              Ela ser cantada.

     02.Cantamos a música.
        Cantamo- la.
                 Ela é   cantada por nós.
                 Ela foi cantada por nós.

    03.Pedro cantou a música.
             Cantou-a.
                    Ela foi cantada por Pedro.

    04.Cantaremos a música.
             Cantá-la-emos.
                   Ela se cantada por nós.

    05.Cantaríamos a música.
              Cantá-la-íamos.
                    Ela seria cantada por nós.

    06.Cantam a música.
        Cantam-na.
               Ela é cantada.

    07.Traduziríamos o livro.
              Traduzi-lo-íamos.
                      Ele seria traduzido por nós.

    08.Reporemos as aulas.
             Repô-las-emos.
                  Elas seo repostas por nós.

    09.Fazer o trabalho.
         Fazê-lo.
              Ele ser feito.

    10.Fizemos o trabalho.
         Fizemo-lo.
                Ele foi feito por nós.


    11.Davi Fez o trabalho.
             Fê-lo.
                Ele foi feito por Davi.

   12.Marta fez-lhe um favor.
               Um favor foi feito por Marta a ele/ela.

   13.Faremos o trabalho.
           Fá-lo-emos.
               Ele se feito por nós.

   14.Faríamos o trabalho.
            Fá-lo-íamos.
               Ele seria feito por nós.

   15. Fazem os trabalhos.
       Fazem-nos.
             Eles são feitos.

   16.Devemos partir o bolo.
       Devemos parti-lo.
                     Ele deve ser partido por nós.

   17.O professor partira o bolo.
         O professor   o    partira.
                       Ele  fora partido pelo professor.

   18.Partis o bolo.
         Parti-lo-ás.
               Ele se partido por ti.

   19.Partamos o bolo.
       Partamo-lo.
               Ele   seja partido por nós.

   20.Se partíssemos o bolo...
                  Se o    partíssemos...
                  Se ele  fosse partido...

   21.Estamos partindo os bolos.
      Estamos partindo-os.
                       Eles estão sendo partidos por nós.
  

E    S    T    R    U    T    U    R    A:


ATIVA:   SUJEITO  +VERBO TRANSITIVO DIRETO + OBETO DIRETO.

                     PEDRO                 ESTUDARIA                                        A LIÇÃO.
                     Q U E M?                   ESTUDARIA                                       O QUE?
                     E   L   E       A              ESTUDARIA.


PASSIVA: SUJEITO + VERBO SER + PARTICÍPIO + AGENTE DA PASSIVA.

                     A LIÇÃO       SERIA                ESTUDADA       POR   PEDRO.
                     O  Q  U  E       SERIA                       ESTUDADA             POR   Q U E M?
                     E     L     A      SERIA                ESTUDADA       POR    E    L    E.

OBSERVAÇÕES:

  • “NÃO TIRAR DA MENTE QUE A VOZ PASSIVA É CATEGORIA MORFO-SINTÁTICA, E RECLAMA OBRIGATORIAMENTE TRÊS COISAS: O PARTICÍPIO, A PREPOSIÇÃO POR (OU DE ÀS VEZES) E A PASSAGEM À VOZ ATIVA: NENHUMA DAS TRÊS PODE FALTAR”.(MACAMBIRA, José Rebouças, in: A Estrutura Morfo-sintática do Português, p. 255).

  • NÃO ESQUECER QUE A FORMA DO VERBO “SER” NA VOZ PASSIVA DEVE CARREGAR CONSIGO A DESINÊNCIA MODO-TEMPORAL DO VERBO PRINCIPAL DA VOZ ATIVA.


Ex:  O INTERESSADO ASSINARIA A PETIÇÃO.
                             A PETIÇÃO SERIA ASSINADA PELO INTERESSADO.

  • SÓ AS ESTRUTURAS QUE APRESENTAM VERBO TRANSITIVO DIRETO SÃO PASSÍVEIS DE TRANSFORMAÇÃO EM PASSIVA ANALÍTICA.

·         . Tomemos como exemplo a pessoa gramatical 4: P4=NÓS.

RADICAL
VT
DMT
DNP
S-
-E-
-R-
-MOS
S-
-E-
-NDO
******
S-
-I-
-DO
******
S-
-E-
-RE-
-MOS
S-
-E-
-RÍA-
-MOS
SO-
-MOS
É-
-RA-
-MOS
FÔ-
-SSE-
-MOS
FO-
-Ø-
-R-
-MOS
FÔ-
-RA-
-MOS
SEJ-
-A-
-MOS
FO-
-MOS

VT=Vogal temática
DMT= Desinência modo-temporal
DNP= Desinência número-pessoal.

****** - Gerúndio {-NDO} e particípio {-DO} só apresentam desinência de modo. O tempo é indicado pelas formas auxiliares dos verbos.

EX.: 1. PEDRO COMPRARA A CASA.
                                               A CASA FORA COMPRADA POR PEDRO.

RADICAL
VT
Desinência modo-temporal
Dnp
COMPR-
-A-
-RA-
FO-
-RA-


MAIS-QUE-PERFEITO

    


   2.      PEDRO TINHA COMPRADO A CASA.
                     A CASA TINHA SIDO COMPRADA POR PEDRO.

RADICAL
VT
Desinência de modo
COMPR-
-A-
-DO
S-
-I-
-DO
PARTICÍPIO
     
·         “PARA PERMITIR A TRANSFORMAÇÃO PASSIVA, A ORAÇÃO DEVERÁ APRESENTAR A ESTRUTURA SUJEITO – VERBO – OBEJETO DIRETO, SENDO O SUJEITO AGENTE (ANIMADO OU DOTADO DE FORÇA, DE MOVIMENTO) E O VERBO, PORTANTO, UM VERBO DE AÇÃO” (SOUZA E SILVA: 2000 p. 62).
SUJEITO
ESTRUTURA VERBAL
OBJETO DIRETO= ATIVA
TODOS
COMPRARIAM
LIVROS.
(SUJEITO)
ESTRUTURA VERBAL
AGENTE DA PASSIVA
LIVROS
SERIAM COMPRADOS
POR TODOS.

·         O agente da passiva apresenta o que o sujeito jamais pode apresentar: preposição POR/DE.

PAULO COMPRARA ESTE LIVRO.
QUEM?               O QUE?
(Sujeito)            (Objeto direto).
.............................................
                        ESTE LIVRO FORA COMPRADO POR PAULO.
                          (Sujeito).                               (Agente da passiva).

·         A cada forma verbal presente na voz ativa corresponde + 1 forma na passiva. 1 na ativa=2 na passiva; 2 na ativa=3 na passiva, e assim sucessivamente.

PAULO TINHA COMPRADO ESTE LIVRO.

                                             ESTE LIVRO TINHA SIDO COMPRADO POR PAULO.

Observe-se que a principal forma verbal da passiva é o verbo ser (SIDO), sem a qual a frase entraria em disfunção, ou seja, perderia o sentido. Vejamos:

ESTE LIVRO TINHA COMPRADO POR PAULO= Frase agramatical.

 EU PODERIA TER ESCRITO ESTE LIVRO.
                                            ESTE LIVRO PODERIA TER SIDO ESCRITO POR MIM.

·         “A passiva analítica acarreta, pois, uma reordenação na ordem dos elementos que compõem a oração:

a.     extraposição do SN objeto para a posição de sujeito;
b.    extraposição do sujeito para depois do verbo, antecedido da preposição por(per), vindo a assumir a função de agente da passiva;
c.    modificação na forma verbal, à qual se adiciona o auxiliar ser(mais raramente estar), que  passa a ser o suporte de tempo, recebendo o verbo principal a marca de particípio(-do para os verbos regulares).(SOUZA E SILVA: 2000, p. 66).

FORMAS DO PARTICÍPIO:

ELE FIZERA O TEXTO.
O TEXTO FORA FEITO POR ELE.

ELE ENTREGARIA O TEXTO.
O TEXTO SERIA ENTREGUE POR ELE.

ELE TINHA IMPRIMIDO O TEXTO.
O TEXTO TINHA SIDO IMPRESSO POR ELE.

RADICAL
VT
Desinência de particípio
FEI-
-TO
ENTREGU-
-E (Só ocorre com este verbo
IMPRIM-
-I-
-DO
IMPRES-
-SO




VOZ – “CATEGORIA GRAMATICAL QUE DETERMINA O MODO COMO O SUJEITO DE UMA SENTENÇA SE RELACIONA À AÇÃO DO VERBO” (TRASK: 2006 P. 306).
OBRAS CONSULTADAS


 E         X          E          R          C          Í          C         I          O          S.

  1. COMPLETE COM A FORMA ADEQUADA DO VERBO.

    • VEJO MUITAS COISAS.*
                 MUITAS COISAS_________ ____________POR MIM;

·         VI MUITAS COISAS.*
·               MUITAS COISAS ___________ ____________POR MIM;
·          
·         VIA MUITAS COISAS.
·                  MUITAS  COISAS __________ ____________POR MIM;
·          
·         ELA VIRA MUITAS COISAS.
·                             MUITAS COISAS ___________ ____________POR ELA;
·          
·         ELES VEO MUITAS COISAS.
·                                   MUITAS COISAS________ _____________POR ELES;
·         VERÍAMOS MUITAS COISAS.
·                                 MUITAS COISAS __________ ___________POR NÓS.
·          
·         TENS VISTO MUITAS COISAS.
·         MUITAS COISAS _______ _________ __________POR TI.
·          
·         EU TERIA SEGUIDO ESTE CAMINHO.
·         ESTE CAMINHO _______ ___________ _______________POR MIM.
·          
·         O PROFESSOR TERÁ LIDO O LIVRO.
·         O LIVRO _________ __________ ____________PELO PROFESSOR.
·          
·         DEVEREMOS RESPEITAR NOSSOS PAIS.
·         NOSSOS PAIS __________ ________ _________________POR NÓS.
·          
·         ESTAMOS COMEMORANDO NOSSO ANIVERSÁRIO.
·         NOSSO ANIVERSÁRIAO _________, ___________, _______________.



  1. PASSE AS FRASES PARA A VOZ PASSIVA:

  1. O pai o salvara do vício.
_______________________________________.
  1. As tropas invadio a cidade à noite.
_______________________________________________________________.
  1. Levaram-no para a cadeia.
_______________________________________________________________.
  1. O mar ia levando o barco lentamente.
_______________________________________________________________.
  1. Eu tinha planejado uma bela festa.
_______________________________________________________________.
  1. Esta guerra tem empobrecido a nação.
_______________________________________________________________.
  1. Ele reescrevia a carta.
_______________________________________________________________.
  1. O prefeito abriria a exposição.
________________________________________________________________.

  1. Siga o modelo:

    • A ALUNA  FARIA  O TRABALHO.
                 Q  U  E  M?                        O  Q   U   E?  
   E    L    A                                        FARIA.
                                                              E     L     E         SERIA  FEITO   POR ELA.
                                                              E     L     E         SERIA FEITO   POR QUEM?

  • AS MENINAS   AUXILIAVAM    OS PROFESSORES.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
  • O DELEGADO   SOLTARA   OS PRISIONEIROS.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.

  • PEDRO E DAVI NÃO ACEITARAM AS HOMENAGENS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.

  • NÓS VISITAMOS NOSSOS PAIS TODOS OS DIAS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.

  • AS PROFESSORAS RECEBIAM OS CUMPRIMENTOS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.

  • OS FAMILIARES ENVIAO AS ENCOMENDAS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________
  1. Transpondo-se para a voz passiva a oração “O diretor examinará o processo ainda hoje”, obtém-se a forma verbal:

a) foi examinado.                             b) é examinado
c) terá sido examinado                    d) será examinado

  1. Transpondo-se para a voz ativa a oração “Os candidatos serão entrevistados pelo orientador”, obtém-se a forma verbal:

 a) terão sido entrevistados            b) tinha entrevistado
 c) entrevistará                                  d) entrevistava.

  1. Transpondo-se para a voz passiva a oração “O menino ia assinalando as respostas numa folha”, obtém-se a forma verbal:

a) foram assinaladas                         b) iam sendo assinaladas
c) tinham sido assinaladas               d) eram assinaladas.

  1. Transpondo-se para a voz ativa a oração “A recepção tinha sido programada pelo diretor”, obtém-se a forma verbal:

a) tinha programado                         b) programou
c) foi programada                              d) é programada.



  1. PASSE AS FRASES PARA A VOZ PASSIVA:

  • O PAI  O SALVARÁ DO VÍCIO.
_______________________________________.
  • LEVARAM-NA PARA A CADEIA.
_______________________________________.
  • ALGUÉM OS ASSALTOU ONTEM.
_______________________________________.
  • VIRAM-ME À SAÍDA DO CINEMA.
_______________________________________.
  • TODOS TE ELOGIARIAM.
_______________________________________.
  • DETIVERAM-NOS EM SUA PRÓPRIA CASA.
_________________________________________.
  • DETIVERAM-NOS EM NOSSA PRÓPRIA CASA.
___________________________________________.
  • NOSSOS PAIS  A  VISITAVAM TODOS OS DIAS.
______________________________________________.
  • OS PROFESSORES AS CERCAVAM.
______________________________________________.
  • EU  AS ADVERTIA SOBRE OS RISCOS DESSE EMPREENDIMENTO.
_____________________________________________________________



OBRAS CONSULTADAS
1.     SOUZA E SILVA, Maria Cecília Pérez de. Linguística aplicada ao português: sintaxe/Maria Cecília Pérez de Souza e Silva, Ingedore Grunfeld Villaça Koch- 9.ed.- São Paulo: Cortez, 2000.
2.      
3.     TRASK, R.L. Dicionário de linguagem e linguística/ R.L. Trask; tradução Rodolfo Ilari; revisão técnica Ingedore Villaça Koch, Thaís Cristófaro Silva. – 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário