VOZ PASSIVA ANALÍTICA
Morfossintaxe
Adelson Sobrinho
Pressupostos para o bom
entendimento deste assunto:
·
Reconhecer
a transitividade direta;
·
Reconhecer
as funções sujeito e objeto direto.
·
Reconhecer
os pronomes oblíquos: O/A/OS/AS;
·
Reconhecer
as desinências modo-temporais dos verbos.
ATIVA: PEDRO ESTUDAVA A LIÇÃO.
PASSIVA: A
LIÇÃO ERA ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTUDARIA A LIÇÃO.
A LIÇÃO
SERIA ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTUDARÁ A LIÇÃO.
A LIÇÃO
SERÁ ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTUDOU A LIÇÃO. *
A LIÇÃO FOI ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTUDARA A LIÇÃO.
A LIÇÃO FORA ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO DEVE
ESTUDAR A LIÇÃO.
A LIÇÃO DEVE SER ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTÁ ESTUDANDO A LIÇÃO.
A LIÇÃO ESTÁ SENDO
ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO TINHA ESTUDADO A LIÇÃO.
A LIÇÃO TINHA SIDO ESTUDADA POR PEDRO.
PEDRO ESTUDA A LIÇÃO. **
A LIÇÃO É
ESTUDADA POR PEDRO.
SE PEDRO ESTUDASSE A LIÇÃO...
SE A
LIÇÃO FOSSE ESTUDADA POR PEDRO...
QUERO QUE PEDRO ESTUDE A LIÇÃO.
QUERO QUE A
LIÇÃO SEJA ESTUDADA POR PEDRO.
ESTRUTURAS
COM OBLÍQUOS E PASSIVAS.
01.Cantar a música.
Cantá-la.
Ela ser cantada.
02.Cantamos a música.
Cantamo- la.
Ela é
cantada por nós.
Ela foi cantada por nós.
03.Pedro cantou a música.
Cantou-a.
Ela foi cantada por
Pedro.
04.Cantaremos a música.
Cantá-la-emos.
Ela
será cantada por nós.
05.Cantaríamos a música.
Cantá-la-íamos.
Ela
seria cantada por nós.
06.Cantam a música.
Cantam-na.
Ela é cantada.
07.Traduziríamos o livro.
Traduzi-lo-íamos.
Ele seria
traduzido por nós.
08.Reporemos as aulas.
Repô-las-emos.
Elas serão
repostas por nós.
09.Fazer o trabalho.
Fazê-lo.
Ele ser feito.
10.Fizemos o trabalho.
Fizemo-lo.
Ele foi feito por nós.
11.Davi Fez o trabalho.
Fê-lo.
Ele foi feito por Davi.
12.Marta fez-lhe um favor.
Um favor foi feito por Marta a ele/ela.
13.Faremos
o trabalho.
Fá-lo-emos.
Ele será feito por
nós.
14.Faríamos o trabalho.
Fá-lo-íamos.
Ele seria feito
por nós.
15. Fazem os trabalhos.
Fazem-nos.
Eles são feitos.
16.Devemos partir o bolo.
Devemos parti-lo.
Ele deve ser
partido por nós.
17.O professor partira o bolo.
O professor o
partira.
Ele fora partido pelo professor.
18.Partirás o bolo.
Parti-lo-ás.
Ele será
partido por ti.
19.Partamos o bolo.
Partamo-lo.
Ele seja partido por nós.
20.Se partíssemos o bolo...
Se o partíssemos...
Se ele fosse partido...
21.Estamos partindo os bolos.
Estamos partindo-os.
Eles estão sendo
partidos por nós.
E S T R U T U R A:
ATIVA: SUJEITO
+VERBO TRANSITIVO DIRETO + OBETO DIRETO.
PEDRO ESTUDARIA A LIÇÃO.
Q U E M? ESTUDARIA O
QUE?
E L
E A ESTUDARIA.
PASSIVA: SUJEITO
+ VERBO SER + PARTICÍPIO + AGENTE DA PASSIVA.
A LIÇÃO SERIA
ESTUDADA POR
PEDRO.
O Q
U E SERIA ESTUDADA POR Q U E M?
E L
A SERIA ESTUDADA POR
E L E.
OBSERVAÇÕES:
- “NÃO TIRAR DA MENTE QUE A VOZ PASSIVA É
CATEGORIA MORFO-SINTÁTICA, E RECLAMA OBRIGATORIAMENTE TRÊS
COISAS: O PARTICÍPIO, A PREPOSIÇÃO POR (OU
DE ÀS
VEZES) E A PASSAGEM À VOZ ATIVA: NENHUMA DAS TRÊS PODE FALTAR”.(MACAMBIRA,
José Rebouças, in: A Estrutura Morfo-sintática do Português, p. 255).
- NÃO ESQUECER QUE A FORMA DO VERBO
“SER” NA VOZ PASSIVA DEVE CARREGAR CONSIGO A DESINÊNCIA MODO-TEMPORAL
DO VERBO PRINCIPAL DA VOZ ATIVA.
Ex: O INTERESSADO ASSINARIA A PETIÇÃO.
A PETIÇÃO SERIA
ASSINADA PELO INTERESSADO.
- SÓ AS ESTRUTURAS QUE APRESENTAM VERBO TRANSITIVO DIRETO SÃO PASSÍVEIS DE TRANSFORMAÇÃO EM PASSIVA ANALÍTICA.
·
.
Tomemos como exemplo a pessoa gramatical 4: P4=NÓS.
RADICAL
|
VT
|
DMT
|
DNP
|
S-
|
-E-
|
-R-
|
-MOS
|
S-
|
-E-
|
-NDO
|
******
|
S-
|
-I-
|
-DO
|
******
|
S-
|
-E-
|
-RE-
|
-MOS
|
S-
|
-E-
|
-RÍA-
|
-MOS
|
SO-
|
-ø
|
-ø
|
-MOS
|
É-
|
-ø
|
-RA-
|
-MOS
|
FÔ-
|
-ø
|
-SSE-
|
-MOS
|
FO-
|
-Ø-
|
-R-
|
-MOS
|
FÔ-
|
-ø
|
-RA-
|
-MOS
|
SEJ-
|
-ø
|
-A-
|
-MOS
|
FO-
|
-ø
|
-ø
|
-MOS
|
VT=Vogal temática
DMT= Desinência modo-temporal
DNP= Desinência
número-pessoal.
****** -
Gerúndio {-NDO} e particípio {-DO} só apresentam desinência de modo. O tempo é indicado
pelas formas auxiliares dos verbos.
EX.:
1. PEDRO
COMPRARA A CASA.
A CASA FORA COMPRADA POR PEDRO.
RADICAL
|
VT
|
Desinência modo-temporal
|
Dnp
|
COMPR-
|
-A-
|
-RA-
|
-ø
|
FO-
|
-ø
|
-RA-
|
-ø
|
|
|
MAIS-QUE-PERFEITO
|
|
2.
PEDRO TINHA COMPRADO A CASA.
A CASA TINHA SIDO COMPRADA POR PEDRO.
RADICAL
|
VT
|
Desinência de modo
|
COMPR-
|
-A-
|
-DO
|
S-
|
-I-
|
-DO
PARTICÍPIO
|
·
“PARA
PERMITIR A TRANSFORMAÇÃO PASSIVA, A ORAÇÃO DEVERÁ APRESENTAR A ESTRUTURA SUJEITO – VERBO – OBEJETO DIRETO,
SENDO O SUJEITO AGENTE (ANIMADO OU DOTADO DE FORÇA, DE MOVIMENTO) E O VERBO,
PORTANTO, UM VERBO DE AÇÃO” (SOUZA E SILVA: 2000 p. 62).
SUJEITO
|
ESTRUTURA
VERBAL
|
OBJETO
DIRETO= ATIVA
|
TODOS
|
COMPRARIAM
|
LIVROS.
|
(SUJEITO)
|
ESTRUTURA
VERBAL
|
AGENTE DA
PASSIVA
|
LIVROS
|
SERIAM COMPRADOS
|
POR TODOS.
|
·
O agente da passiva apresenta o que o
sujeito jamais pode apresentar: preposição POR/DE.
PAULO
COMPRARA ESTE LIVRO.
QUEM? O QUE?
(Sujeito) (Objeto direto).
.............................................
ESTE LIVRO FORA
COMPRADO POR PAULO.
(Sujeito). (Agente da passiva).
·
A cada forma verbal presente na voz ativa
corresponde + 1 forma na passiva. 1 na ativa=2 na passiva; 2 na ativa=3 na
passiva, e assim sucessivamente.
PAULO TINHA
COMPRADO ESTE LIVRO.
ESTE
LIVRO TINHA SIDO COMPRADO POR PAULO.
Observe-se
que a principal forma verbal da passiva é o verbo ser (SIDO), sem a qual a frase entraria em disfunção, ou seja, perderia o sentido. Vejamos:
ESTE
LIVRO TINHA COMPRADO POR PAULO= Frase
agramatical.
EU PODERIA
TER ESCRITO ESTE LIVRO.
ESTE LIVRO PODERIA
TER SIDO ESCRITO POR MIM.
·
“A passiva analítica acarreta, pois, uma
reordenação na ordem dos elementos que compõem a oração:
a. extraposição
do SN objeto para a posição de sujeito;
b. extraposição
do sujeito para depois do verbo, antecedido da preposição por(per), vindo a assumir a função de agente da passiva;
c. modificação
na forma verbal, à qual se adiciona o auxiliar
ser(mais raramente estar), que passa
a ser o suporte de tempo, recebendo
o verbo principal a marca de particípio(-do para os verbos regulares).(SOUZA
E SILVA: 2000, p. 66).
FORMAS DO PARTICÍPIO:
ELE FIZERA O TEXTO.
O TEXTO FORA FEITO POR ELE.
ELE ENTREGARIA O TEXTO.
O TEXTO SERIA ENTREGUE POR ELE.
ELE TINHA IMPRIMIDO O TEXTO.
O TEXTO TINHA SIDO IMPRESSO POR ELE.
RADICAL
|
VT
|
Desinência
de particípio
|
FEI-
|
-ø
|
-TO
|
ENTREGU-
|
-ø
|
-E (Só
ocorre com este verbo
|
IMPRIM-
|
-I-
|
-DO
|
IMPRES-
|
-ø
|
-SO
|
|
|
|
VOZ – “CATEGORIA GRAMATICAL
QUE DETERMINA O MODO COMO O SUJEITO DE
UMA SENTENÇA SE RELACIONA À AÇÃO DO VERBO” (TRASK: 2006 P. 306).
OBRAS
CONSULTADAS
E X E R C Í C I O S.
- COMPLETE
COM A FORMA ADEQUADA DO VERBO.
- VEJO MUITAS COISAS.*
MUITAS
COISAS_________ ____________POR MIM;
·
VI MUITAS COISAS.*
·
MUITAS
COISAS ___________ ____________POR MIM;
·
·
VIA MUITAS COISAS.
·
MUITAS
COISAS __________ ____________POR MIM;
·
·
ELA VIRA MUITAS COISAS.
·
MUITAS COISAS ___________
____________POR ELA;
·
·
ELES VERÃO MUITAS COISAS.
·
MUITAS COISAS________
_____________POR ELES;
·
VERÍAMOS MUITAS COISAS.
·
MUITAS COISAS
__________ ___________POR NÓS.
·
·
TENS VISTO MUITAS COISAS.
·
MUITAS COISAS _______ _________ __________POR TI.
·
·
EU TERIA SEGUIDO ESTE CAMINHO.
·
ESTE CAMINHO _______ ___________ _______________POR
MIM.
·
·
O PROFESSOR TERÁ LIDO O LIVRO.
·
O LIVRO _________ __________ ____________PELO
PROFESSOR.
·
·
DEVEREMOS RESPEITAR NOSSOS PAIS.
·
NOSSOS PAIS __________ ________
_________________POR NÓS.
·
·
ESTAMOS COMEMORANDO NOSSO ANIVERSÁRIO.
·
NOSSO ANIVERSÁRIAO _________, ___________,
_______________.
- PASSE
AS FRASES PARA A VOZ PASSIVA:
- O
pai o salvara do vício.
_______________________________________.
- As
tropas invadirão a cidade à noite.
_______________________________________________________________.
- Levaram-no
para a cadeia.
_______________________________________________________________.
- O
mar ia levando o barco lentamente.
_______________________________________________________________.
- Eu
tinha planejado uma bela festa.
_______________________________________________________________.
- Esta
guerra tem empobrecido a nação.
_______________________________________________________________.
- Ele
reescrevia a carta.
_______________________________________________________________.
- O
prefeito abriria a exposição.
________________________________________________________________.
- Siga
o modelo:
- A
ALUNA FARIA O TRABALHO.
Q U E
M? O Q
U E?
E L
A O FARIA.
E L E
SERIA FEITO POR ELA.
E L E SERIA FEITO POR QUEM?
- AS
MENINAS AUXILIAVAM OS PROFESSORES.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
- O
DELEGADO SOLTARA OS PRISIONEIROS.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
_______________________________________________.
- PEDRO
E DAVI NÃO ACEITARAM AS HOMENAGENS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
- NÓS
VISITAMOS NOSSOS PAIS TODOS OS DIAS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
- AS PROFESSORAS
RECEBIAM OS CUMPRIMENTOS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
- OS
FAMILIARES ENVIARÃO AS ENCOMENDAS.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________.
___________________________________________________
- Transpondo-se
para a voz passiva a oração “O diretor examinará o processo ainda hoje”,
obtém-se a forma verbal:
a) foi
examinado. b)
é examinado
c) terá
sido examinado d) será
examinado
- Transpondo-se
para a voz ativa a oração “Os candidatos serão entrevistados pelo
orientador”, obtém-se a forma verbal:
a) terão sido entrevistados b) tinha entrevistado
c) entrevistará d)
entrevistava.
- Transpondo-se
para a voz passiva a oração “O menino ia assinalando as respostas numa
folha”, obtém-se a forma verbal:
a) foram
assinaladas b)
iam sendo assinaladas
c) tinham
sido assinaladas d) eram
assinaladas.
- Transpondo-se
para a voz ativa a oração “A recepção tinha sido programada pelo diretor”,
obtém-se a forma verbal:
a) tinha
programado b)
programou
c) foi
programada
d) é programada.
- PASSE
AS FRASES PARA A VOZ PASSIVA:
- O
PAI O SALVARÁ DO VÍCIO.
_______________________________________.
- LEVARAM-NA
PARA A CADEIA.
_______________________________________.
- ALGUÉM
OS ASSALTOU ONTEM.
_______________________________________.
- VIRAM-ME
À SAÍDA DO CINEMA.
_______________________________________.
- TODOS
TE ELOGIARIAM.
_______________________________________.
- DETIVERAM-NOS
EM SUA PRÓPRIA CASA.
_________________________________________.
- DETIVERAM-NOS
EM NOSSA PRÓPRIA CASA.
___________________________________________.
- NOSSOS
PAIS A VISITAVAM TODOS OS DIAS.
______________________________________________.
- OS
PROFESSORES AS CERCAVAM.
______________________________________________.
- EU AS ADVERTIA SOBRE OS RISCOS DESSE
EMPREENDIMENTO.
_____________________________________________________________
OBRAS
CONSULTADAS
1.
SOUZA E SILVA, Maria Cecília Pérez de. Linguística aplicada ao português: sintaxe/Maria
Cecília Pérez de Souza e Silva, Ingedore Grunfeld Villaça Koch- 9.ed.- São
Paulo: Cortez, 2000.
2.
3.
TRASK, R.L. Dicionário de linguagem e
linguística/ R.L. Trask; tradução Rodolfo Ilari; revisão técnica Ingedore
Villaça Koch, Thaís Cristófaro Silva. – 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário