Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

domingo, 23 de setembro de 2012




ARGUMENTOS DO VERBO 

Objetos, oblíquos e passiva analítica

Adelson Sobrinho

PREDICAÇÃO – Ato de o verbo criar seu predicado através de valências, ou seja, posições estruturais que dele irradiam.

·         CONHEÇO O PROFESSOR.
          EU O CONHEÇO.
               ELE É CONHECIDO POR MIM.

Argumentos do verbo “CONHECER”:

ALGUÉM   CONHECER  ALGO/ALGUÉM.
QUEM?......................O QUE/(A)QUEM?
Sujeito.......................Objeto direto.

“Chama-se objeto direto o sintagma nominal complemento de um verbo transitivo não precedido de preposição (Ele afrouxa a corda.) e objeto indireto o sintagma nominal complemento de um verbo transitivo indireto precedido de preposição a, para ou de (O granizo dá prejuízo às colheitas.)” (DUBOIS, p. 439).

·                    DEMOS A ELE TODAS AS OPORTUNIDADES?
      SIM, DEMOS-LHE.
                          A QUEM DEMOS TODAS AS OPORTUNIDADES?
      IGNORAMOS A QUEM DEMOS TODAS AS OPORTUNIDADES.

ESTE É O ALUNO A QUEM DEMOS TODAS AS OPORTUNIDADES?
                                  SIM, DEMO-NAS.
                                IGNORAMOS O QUE DEMOS AO ALUNO.
                                  QUEM DEU O QUE               A QUEM?

O que determina a transitividade é a presença do objeto, pois todo o processo pode ser considerado como absoluto, encarado em si mesmo, isto, é isento de qualquer objeto, sobretudo quando implicado no contexto”. (MACAMBIRA, p.144).




Observe-se que o verbo ‘DAR’ necessitou de três argumentos para instituir a frase, a saber:

ALGUÉM  DEU    ALGO                 A ALGÉM.
Sujeito +VTDI+Objeto direto + Objeto indireto.

NÓS (-MOS): QUEM;
A ELE: LHE: A QUEM: AO ALUNO;
O QUE: TODAS AS OPORTUNIDADES: -NAS=ELAS.

Daí conclui-se que o verbo ‘DAR’, nessa frase, é VTDI, verbo transitivo direto e indireto.

Como apresentou objeto direto, podemos afirmar que a frase admite passiva, a saber:

TODAS AS OPORTUNIDADES FORAM DADAS POR NÓS A ELE.



·                   OS MENINOS MALTRATARIAM O COLEGA.
                                          MALTRATÁ-LO-IAM COM VONTADE.
NA PRESENÇA DO DIRETOR, ELAS NÃO O MALTRATARIAM.
                                MALTRATAM-NO SEMPRE QUE PODEM.
O COLEGA: - LO: O: NO.

·                               TU RESPEITAS A PROFESSORA.
·                                                  TU A RESPEITAS.
·            TODOS DEVEM RESPEITÁ-LA.
·                                    RESPEITAM-NA SEMPRE.

A PROFESSORA: A: - LA: - NA.

                 ELES AMAM MARTA E ANA?
                       AMAM-NAS.
   DEVEM SEMPRE AMÁ-LAS.
                                   ELAS DEVEM SER AMADAS POR ELES SEMPRE.

ARGUMENTO 1: ELES = SUJEITO;
ARGUMENTO 2: MARTA E ANA/A/-LA-NA = OBJETO DIRETO;

Conclui-se que o verbo “AMAR”, neste contexto, é classificado como TRANSITIVO DIRETO por apresentar objeto direto. Daí dizer-se que o verbo em questão tem valência 2, apresentou dois argumentos complementares: sujeito(ELES) e objeto direto(MARTA E ANA).

         VTD + O/AS/OS/AS/LO/LA/LOS/LAS/NO/NA/NOS/NAS.

                   COMPLEMENTOS oblíquos que podem substituir os sintagmas nucleares intitulados de objetos diretos. As frases que os apresentam admitem passiva analítica.

     ELE: O:- LO:- NO;
    ELA: A : - LA: NA;
ELES: OS: - LOS: NOS;
ELAS: AS/-AS/: LAS: NAS.

1.   COLOQUEM OS MÓVEIS NO LUGAR.
COLOQUEM-NOS NO LUGAR.

2.   ENVIARÍAMOS CARTAS A VOCÊS.
           ENVIÁ-LAS-ÍAMOS A VOCÊS.

3.   DEVERÁS SUBSTITUIR O PROFESSOR.
  DEVERÁS SUBSTITUÍ-LO.

4.   REFEZ A LIÇÃO.
  REFÊ-LA. = REFEZ ELA* (Marca de oralidade).

5.   DEVERIA PARTIR O BOLO.
  DEVERIA PARTI-LO.

  NÃO ENCONTRAMOS PEDRO NO CLUBE.
                        NÃO O ENCONTRAMOS.
 NÃO ENCONTRAMOS ELE.* (Marca de oralidade); significa que a gramática normativa(opressiva) da língua portuguesa não admite que assim escrevamos, embora assim o falemos.




·         A IDEIA DE JOSÉ FOI EXPOSTA POR MIM A ROSA.

O QUE foi exposto por mim?
Sujeito.

A QUEM expus a ideia de José?
Objeto indireto.

POR QUEM a ideia de José foi exposta?
Agente da passiva.

A presença do verbo ser (FOI), do particípio de expor (EXPOSTA) e do agente da passiva (POR MIM) é o que nos autoriza a afirmar que a frase se apresentou na passiva analítica. Portanto, podemos concluir que a frase admite transformação em ativa, a saber:

   EU   EXPUS     A IDEIA DE JOSÉ    A ROSA.
QUEM?.........     O QUE?..................A QUEM?
Sujeito..............Objeto direto.........Objeto indireto.

QUEM/ O QUE = SUJEITO
A QUEM = OBJETO INDIRETO
POR QUEM = AGENTE DA PASSIVA. Todos esses elementos são argumentos do verbo.

OS CAVALINHOS DE PAU DESPERTAVAM A FANTASIA DAS CRIANÇAS.
             A                                                B

A FANTASIA DAS CRIANÇAS ERA DESPERTADA PELOS CAVALINHOS DE PAU.
           C                                                                             D

A.    CAVALINHOS – Núcleo do sujeito – estrutura ativa;
B.    FANTASIA      - Núcleo do objeto direto;
C.    FANTASIA      - Núcleo do sujeito – estrutura passiva;
D.    CAVALINHOS – Núcleo do agente da passiva.

·         NÃO ME VI AO ESPELHO.
       O.D.

·         NÃO ME DEI GRANDES CHANCES.
        O.I.

                  MOSTRARAM-NOS O TEXTO.
O TEXTO FOI MOSTRADO A NÓS.
                                       A QUEM O TEXTO FOI MOSTRADO.
                                      Objeto indireto. Beneficiário da ação de MOSTRAR.

EMPRESTE-ME AQUELE ROMANCE.
   EMPRESTE A MIM AQUELE ROMANCE.
                Objeto indireto.

ELES NÃO TE APOIARAM.
                TU NÃO FOSTE APANHADO POR ELES.
             QUEM..................................POR QUEM?

Os pronomes ME/TE/SE/NOS/VOS/podem ocupar a posição de objeto direto ou indireto. A classificação depende da transitividade (predicação) do verbo.

·         PEDRO OFERECEU POUSADA           AOS IMIGRANTES.
·         QUEM..................O QUE...............A QUEM?
·         Sujeito.................Objeto direto......Objeto indireto.

·         POUSADA FOI OFERECIDA POR PEDRO               AOS IMIGRANTES.
·         O QUE............................POR QUEM.................A QUEM?
·         Sujeito............................Agente da passiva......Objeto indireto.

ALGUÉM OFERECER ALGO A ALGUÉM = Argumentos do verbo “OFERECER”.

·         OFERECEU POUSADA AOS IMIGRANTES.
·         OFERECEM-NA           A  ELES.
·                         OFERECEU-LHES POUSADA.

1.    ELE GOSTA DE FESTA.
                   DE QUE ELE GOSTA?

2.    ELAS CONFIAM NOS AMIGOS.
                    EM QUEM ELAS CONFIAM?

3.    SÓ ASSISTIMOS A BONS FILMES.
                      A QUE ASSISTIMOS?

4.    A UNIVERSIDADE DEPENDE DE PLANEJAMENTO.
                                    DE QUE A UNIVERSIDADE DEPENDE?

5.    TODOS CONCORDARAM COM NOSSA DECISÃO.
                               COM QUE TODOS CONCORDARAM?

6.     MARTA TROUXE FLORES PARA TI.
                                          PARA QUEM?

AS FRASES DE NÚMERO 1 A 5 NÃO ADMITEM PASSIVA, AO PASSO QUE A DE NÚMERO SEIS A ADMITE POR APRESENTAR O SINTAGMA OBJETO DIRETO (flores).
DAÍ, A PASSIVA: FLORES FORAM TRAZIDAS POR MARTA A TI.
--------------------------------------------------
FLORES = Núcleo do sujeito;
MARTA = Núcleo do agente da passiva;
TI = Núcleo do objeto indireto.
NÚCLEOS DOS SINTAGMAS NA ESTRUTURA PASSIVA.

A/DE/EM/PAR/COM/POR são as preposições mais ocorrentes que introduzem objeto indireto.













                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário