Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 29 de maio de 2013



KONGRESO DE ESPERANTO


Congresso Universal de Esperanto (em esperanto Universala Kongreso de Esperanto) tem a maior tradição entre as convenções internacionais de esperanto, ocorrendo quase que regularmente há mais de cem anos.

Os congressos têm se realizado anualmente, desde 1905, exceto durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Até 1912, em Cracóvia, tinham o nome de "Congresso Internacional". A partir do ano seguinte, em Berna, a série passou a se chamar "Congresso Universal". A UEA, Associação Mundial de Esperanto, organiza esses congressos desde os anos 20. O Brasil recebeu o evento em duas ocasiões: em 1981 (Brasília) e 2002 (Fortaleza).

A média de participantes nesses congressos anuais é de cerca de 2000 (desde a Segunda Guerra Mundial, o número varia entre 800 e 6000 pessoas, dependendo do local). O número médio de países ali representados é de cerca de 60. Algumas organizações especializadas também aproveitam o evento para realizar suas reuniões anuais.

Apesar do nome tradicional de "Congresso", a série pode ser considerada um grande festival de cultura internacional, pois além de palestras e reuniões de trabalho, é uma semana intensa de espetáculos teatrais, música e apresentação da cultura local. Normalmente ocorrem na última semana de julho ou na primeira semana de agosto, começando e terminando em um sábado (em um total de 8 dias de evento).

FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário