Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010


O QUE É ESPERANTO ?


1. O ESPERANTO é a língua neutra internacional. Suas bases linguísticas foram lançadas em 1887 pelo médico e poliglota polonês Dr Lázaro Luís Zamenhof. Seu uso permanente tornou-o uma língua viva e completa.

2. O ESPERANTO é a solução democrática para o problema de língua internacional, em razão de sua neutralidade política, já que não representa os interesses político-econômicos de nenhum povo em particular.

Afirmamos que a política de comunicação e progresso, se não for baseada no respeito e apoio a todos os idiomas, condena ao desaparecimento a maioria das línguas existentes no mundo. Somos, portanto, um movimento a favor de uma diversidade linguística.

3. O ESPERANTO não visa a substituir as demais línguas. Pelo contrário, esta língua planejada constitui-se num valoroso instrumento em defesa das línguas étnicas, principalmente as minoritárias, livrando-as da descaracterização que sofrem sob a influência negativa de uma “grande língua” sobre elas.
Afirmamos que a existência de línguas mais fortes que outras tornam sem efeito as garantias assumidas em inúmeros documentos internacionais, visando a dar um tratamento igual a diferentes línguas. Somos um movimento a favor dos direitos linguísticos.

4. A política do multilinguísmo adotada pelos organismos internacionais é extremamente dispendiosa e de discutível eficácia, verificando-se na prática que uma ou duas línguas acabam se impondo, reduzindo as demais a um papel secundário.

Afirmamos que os membros de todas as comunidades linguísticas, grandes e pequenas, deveriam dispor de uma chance real para se apropriarem de uma segunda língua, a um nível razoável de comunicação. Somos um movimento que possibilita essa oportunidade.

5. O ESPERANTO é uma língua regular. Pelo fato de ser baseada em princípios gramaticais bastante simples, é uma ferramenta propedêutica ímpar para o aprendizado de línguas estrangeiras e mesmo para o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos do próprio idioma nacional, já que a maior parte do léxico e da sintaxe do Esperanto provém do Latim

Afirmamos que a dificuldade das línguas étnicas sempre se apresentará como um obstáculo para muitos alunos, que, no entanto, poderiam tirar proveito do conhecimento de uma segunda língua. Somos um movimento a favor de um ensino de línguas eficiente.

6. O ESPERANTO, como língua viva, tem uma cultura própria de caráter internacional, fundamentada em sua ‘ideia interna’ de respeito e espírito de confraternização e solidariedade entre todos os povos. Sua literatura e imprensa próprias bem como seus eventos culturais e científicos diversos refletem este espírito.

Afirmamos que a educação por meio de qualquer língua étnica está ligada a uma perspectiva limitada a respeito do mundo. Somos um movimento a favor de uma educação transnacional.

7. O uso prático do Esperanto tem uma variada produção cultural e no intercâmbio cultural sua maior expressão. Entidades internacionais esperantistas ligadas aos mais diferentes ramos da atividade humana usam o ESPERANTO como veículo de divulgação de suas especialidades: medicina, ecologia, pacifismo, computação, educação, turismo, jornalismo etc.
Com a Internet, ampliaram-se os serviços de ensino da língua neutra internacional, a maioria dos quais gratuitos, como é o caso do Curso de Esperanto da UFC na modalidade à distância.

8. O ESPERANTO é uma língua cuja aceitação vem crescendo em todo o mundo. Atualmente tem cerca de dez milhões de usuários espalhados por mais de cento e vinte países dos cinco continentes, ocupando a terceira posição em termos de distribuição geográfica.

Afirmamos que o uso exclusivo de línguas nacionais estabelece inevitavelmente barreiras para a livre expressão, comunicação e associação. Somos um movimento a favor da emancipação humana.


O ESPERANTO É UMA DAS TRÊS LÍNGUAS SITUADAS VERTICALMENTE, UMA SOBRE A OUTRA, A EXPRIMIREM OS TRÊS ASPECTOS EM QUE SE PODE MANIFESTAR A PERTINÊNCIA SOCIAL DO INDIVÍDUO:

• À REGIÃO – O DIALETO REGIONAL;
• À NAÇÃO - A LÍNGUA NACIONAL;
• À HUMANIDADADE – O INTERNACIONAL ESPERANTO.


ESSES TRÊS ASPECTOS FORMAM A BASE DE SUSTENTAÇÃO DE UM DOS NOBRES OBJETIVOS DO ESPERANTO:
PRESERVAR O PATRIMÔNIO LINGUÍSTICO E CULTURAL DAS MINORIAS ÉTNICAS.

Aprenda a língua internacional Esperanto e fique conectado com o mundo

• Pela rede:

www.esperanto.ufc.br
www.lernu.net
http://monda.org/nesto

• Por correspondência:

Liga Brasileira de Esperanto – Caixa postal: 03625 – Brasília –DF – 70084-970
E-mail: bel@esperanto.org.br
www.esperanto.org.br

• Em Classe. (presencial):

Curso de Esperanto da UFC – Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará. Av. da Universidade 2683 – Benfica.
Fones: 33667606 –  (Prof. Adelson Sobrinho)
esperanto@.ufc.br



Associação Cearense de Esperanto
www.esperanto.ceara.org.br
Fone: 32874856

Konstruu kun ni     mondon    sen  lingva problemo.
Construa conosco um mundo sem problema linguístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário