Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011



ESPERANTO E CULTURA


     Conceito de cultura.- Totalidade dos bens materiais e espirituais dos membros de uma sociedade, transmitidos através da língua, de geração em geração. Esses bens, quando se constituem em hábitos e costumes de um povo, tornam-se específicos de uma nação, o que o diferencia dos outros povos. Daí os termos cultura grega, cultura britânica, ou seja, culturas nacionais, porque distinguem nações.
          Tudo o que diferencia um homem do outro é fruto da criação deles; tudo o que os iguala é natural. O fato de serem humanos é o único traço de semelhança entre eles. Tudo o mais que represente desigualdades é artificial, porque é pura invenção dos próprios uma vez que sentem e agem da mesma forma, independentemente da língua que falem ou do rincão onde nasceram. Diferença de língua é o que faz o estrangeiro.
         Cultura transnacional – Representa a totalidade das criações que, sem pertencerem a nenhum povo em particular, pertencem a todos os povos em geral, e têm como veículo a língua Esperanto.
Enquanto uma cultura nacional enfatiza as idiossincrasias de uma determinada nação, a cultura esperantista coloca em destaque tudo o que há de comum entre os povos, sem distinção de raça, credo, partido político, posição social etc. Essa cultura se baseia nos aspectos universais humanos, ou seja, em tudo o que coloca os homens em pé de igualdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário