Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011





O ESPERANTO

Bernardino de Almeida Martins, mais conhecido no mundo esperantista por Luso Belmado

Língua que um gênio um dia concebeu
num impulso de Amor e Inteligência,
somente sabe quem a entendeu,
o que ela é na verdadeira essência.

Augusta florescência da bondade
convertida em prodígio pela Mente,
o encanto que possui e nos invade
é o fenômeno de Amor nela latente.

É das almas das línguas a expressão,
veículo do Verbo inspirador,
e do humano sentir áureo filão
a dar-se todo em ato criador.

Em mim vibrou em nota dominante,
e foi fé, foi estímulo e foi arte,
suporte dum viver meio hesitante,
farol que me guiou por toda parte.

Deu-me alento em horas perturbadas;
foi-me luz em caminhos divergentes,
p'lo sol que me aqueceu nas madrugadas,
p'lo fulgor que inda dá aos meus poentes.

Mas sei que não esqueço aquela graça,
a bênção que me lançou na minha vida,
todo o bem que me fez e que não passa
e se reflete na alma agradecida.




Um comentário: