Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012




Perguntas respondidas

O que vocês acham do Esperanto? O que tem de especial neste idioma? Ele é bom pra estudos?

Gostaria de saber quanto a sua variabilidade, capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e sua flexibilidade. Também gostaria de saber qual é a Língua mais expressiva do mundo?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Estudei diversas línguas, e nenhuma delas foi tão gostosa de aprender quanto o Esperanto, nem tão útil, pois através do Esperanto fiz amizades com pessoas de diversos países em todos os continentes e sempre me senti à vontade conversando com elas em Esperanto, ao contrario do que acontece quando uso outra língua. Isso se dá principalmente por causa da estrutura gramatical regular do Esperanto, que é sim, uma língua muito rica e capaz de expressar sentimentos, tanto é que há cerca de mil pessoas nativas em esperanto, normalmente filhos de casais de nacionalidades diferentes que têm o Esperanto como língua comum. Isso certamente não seria possível se o Esperanto não tivesse grande capacidade de expressar sentimentos.

E por que agrada os espíritas?

Os espíritas gostam do Esperanto principalmente por causa da ideia de união e convivência pacífica entre os povos que justificou o seu surgimento. Tal ideia também está de acordo com muitas outras teologias, tanto é que as religiões Oomoto e Bahá'i usam o Esperanto para comunicação internacional e a igreja católica tem inclusive um santo padroeiro dos esperantistas: são Maximiliano Maria Kolbe (sim, ele falava Esperanto), e a Rádio Vaticana possui 3 programas semanais em Esperanto.

Recentemente eu fui premiado em um concurso esperantista com uma viagem a Hanói, no Vietnã, onde irei me encontrar com pessoas de pelo menos 60 nacionalidades diferentes no Congresso Universal de Esperanto e depois no Congresso Internacional da Juventude. Por isso posso afirmar que é uma língua muito expressiva e presente no mundo todo, tanto é que, em termos de distribuição geográfica, o Esperanto é a terceira língua melhor distribuída ao redor do planeta.

Para saber mais sobre o Esperanto recomendo o portal www.esperanto.com.br e a brochura Descubra o Esperanto, disponível em http://ikso.net/broshuro/pdf/malkovru_esperanton_pt.pd

Espero ter solucionado suas dúvidas! Abraço!

Fonte(s):

http://ikso.net/broshuro/pdf/malkovru_esperanton_pt.pdf

http://www.esperanto.com.br/

http://ijk-68.hanojo.org/

http://tejo.org/

http://pt.lernu.net/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário