DEMONSTRATIVOS E INDEFINIDOS
ADELSON SOBRINHO
“ESPAÇO E
TEMPO SÃO ILUSÕES DO SENTIDO. TUDO É AQUI E AGORA” (Umberto Rhoden).
T
E
E S
P A Ç O. A Q U I.
M G
P
O
O
R
A
DEMONSTRATIVOS
– Elementos que dão as coordenadas espácio-temporais para que o coenunciador
possa localizar o referente (objeto). Têm correlação com os pronomes adverbiais
locativos e situam o objeto em relação às pessoas gramaticais.
“Em traga aquele livro, há referência à posição no espaço, assim como neste dia, naquele dia, naquele mês, há referência de tempo. Em tal livro, o mesmo livro, há referência
de identidade do objeto”. (Luft, in:
Dicionário gramatical da Língua Portuguesa, p. 57).
Os
demonstrativos são palavras fóricas.
Eles sempre fazem referenciação
·
seja ao contexto, como em
Quando me davam um texto, eu já sabia como ia fazê-lo. Aí aquele texto não me interessava.
·
seja à situação do discurso, como em
Eu lhe agradeço a presença nesta mesa, nesta ceia.
``Fóricas (lat.Fero, gr. Phero: ``levar``,
``trazer``), isto é, elas remetem a algum outro elemento`` ( Neves, in:
Gramática de usos do Português, p. 389).
Participantes:
|
Pessoa:
|
Demonstrativo:
|
Pronome -adverbial-
Advérbio-pronominal:
|
Enunciador
|
Primeira
|
ESTE (A)
|
AQUI, CÁ
NESTE LUGAR
|
Coenunciador
|
Segunda
|
ESSE (A)
|
AÍ
NESSE LUGAR
|
Referente
|
Terceira
|
AQUELE (A)
|
ALI, LÁ
NAQUELE LUGAR
|
|
|
|
O N
D E
|
|
|
|
EM QUE LUGAR
|
“Os demonstrativos este e aquele localizam não somente com relação às
pessoas, mas ainda com relação aos termos de um período; este, numa oração, refere-se ao termo mais
próximo, ou seja, ao enunciado em segundo lugar, e aquele refere-se ao mais afastado, ao enunciado em primeiro lugar: Duas
nações existem que dominavam o mundo: a Inglaterra e a França; esta ( a França, termo que está mais próximo
) pela ciência, aquela
( a Inglaterra, termo mais afastado ) pelo denodo”.
(Napoleão Mendes de Almeida, in: Gramática Metódica da Língua Portuguesa, p.
171).
Ao conversar com Jordana e Fernando, notei que aquela se encontrava tranquila e este nervoso.
“Para cada uma
das pessoas do discurso, há um demonstrativo invariável, uma forma neutra”.
Considerando o que indica cada demonstrativo, podemos montar o seguinte quadro:
Situação no espaço
|
Situação no tempo
|
Variáveis
|
Invariáveis
|
Proximidade
da pessoa que fala
|
Presente
|
Este/ esta
Estes/ estas
|
Isto/O
|
Proximidade
da pessoa com quem se fala ou coisa pouco distante
|
Passado ou
futuro próximos
|
Esse/ esse
Esses, essas
|
Isso/O
|
Proximidade
da pessoa de quem se fala ou coisa muito distante
|
Passado
remoto
|
Aquele/
aquela
Aqueles/
aquelas
|
Aquilo/O
|
|
|
|
|
(José de
Nicola, in: Língua, literatura e redação, p. 362)
·
São pronomes substantivos quando ocupam a posição nuclear do sintagma, ou seja, valem por si mesmos.
“ O HOMEM
QUE ME AGREDIU NÃO É ESTE”.
“ESTE HOMEM
É PERVERSO, MAS AQUELE É PIOR”.
“AQUILO
PODIA TÊ-LO MATADO”.
“EU NÃO DISSE ISSO”.
PEDE-ME DINHEIRO.
NÃO TENHO DINHEIRO.
NÃO TENHO O QUE ME PEDE.
NÃO TENHO A Q U I L O QUE ME
PEDE.
MEU
OUTRO EU É O QUE ME DEFINE.
·
São pronomes adjetivos quando antecedem substantivos.
Nesses casos, exercem sempre a função de adjuntos
adnominais.
·
ISTO/ISSO/AQUILO são sempre pronomes substantivos e só fazem
referência a objetos, animais ou situações.
POR QUE LATEM AQUELES
CÃES LÁ LONGE?
ESTES SAPATOS NÃO ME
SERVEM.
COMPREI ESSES
LIVROS QUE ESTÃO COM VOCÊ.
ELA DISSE QUE
NÃO MAIS ME QUERIA. ISSO ME PERTUBOU O JUÍZO.
PRESTE ATENÇÃO NISTO:
NÃO FOI ISSO QUE MANDEI COMPRAR.
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Receita para um
dia aprazível
Um lugar onde ficar,
Alguém para amar,
Algo para beber
E nada para
fazer
(Adelson sobrinho).
INDEFINIDOS - ‘QUALIFICATIVO DA PALAVRA
QUE NÃO DETERMINA COM PRECISÃO NEM A QUALIDADE
NEM A QUANTIDADE DOS INDIVÍDUOS OU
OBJETOS’ (Luft, p. 104).
Referem-se sempre à terceira pessoa gramatical.
Alguém
bateu à porta.
Cada livro custa R$ 10,00.
Certo homem chegou
inesperadamente.
Alguns dizem que é tarde.
BAT-
|
-E-
|
-Ø
|
-U
|
CUST-
|
-A-
|
-Ø
|
-Ø
|
CHEG-
|
-Ø
|
-Ø
|
-OU
|
DIZ-
|
-E-
|
-Ø
|
-M
|
“A gramática tradicional criou uma classe de indefinidos para reagrupar os pronomes adjetivos que, não sendo nem
qualificativos, nem numerais, nem possessivos, nem demonstrativos, nem
relativos, nem interrogativos-exclamativos, acrescentam-se ao substantivo para exprimir em geral uma ideia mais ou menos vaga de quantidade ou qualidade, identidade,
semelhança ou diferença...”
“O traço indefinido [- definido] é interpretado semanticamente pela ausência de toda referência a um sintagma
nominal anterior (Uma pessoa telefonou, em oposição a A pessoa
[que
você sabe] telefonou) ou a um elemento preciso da situação,
ou pela negação do valor genérico (Um
homem não poderia agir assim, em oposição a O homem é um animal que fala )” ( Dubois, in: Dicionário de
Linguística, p.337 ).
IDEIA FUNDAMENTAL: ALGUM
TRAÇO: QUANTIDADE INDETERMINADA.
Algum homem = Alguém.
Alguma casa.
Alguns livros.
Algumas vacas.
UM DE
NÓS
ESTÁ ENGANADO; OUTROS, NÃO.
A L
G U É M...................................; OS
DEMAIS, NÃO.
- Sentido absoluto = Quando não se refiram a um
substantivo ou pronome expresso =. PRONOME SUBSTANTIVO.
Alguma
coisa aconteceu.
Qualquer
coisa
Algo
aconteceu.
Quem quer tudo nada leva.
Aquele
que.........................
- Sentido relativo = Quando se referem a substantivo
ou pronome = PRONOME ADJETIVO.
Sinto uma pressão no peito.
Posso ter alguma/qualquer esperança?
Toda
mãe é imparcial.
Qualquer..........................
QUANTO À
FLEXÃO, OS INDEFINIDOS PODEM SER
Variáveis apenas
em número:
|
Variáveis em
gênero e em número:
|
Invariáveis:
|
Bastante
|
algum
|
algo
|
Qual
|
certo
|
alguém
|
Qualquer
|
muito
|
cada
|
|
nenhum
|
demais
|
|
outro
|
mais
|
|
pouco
|
menos
|
|
próprio
|
nada
|
|
quanto
|
ninguém
|
|
tanto
|
outrem
|
|
Todo (o); toda (a) *.
|
que
|
|
um
|
quem
|
|
vário
|
tudo
|
|
|
|
|
|
|
Todo o
+ substantivo = ideia de totalidade: inteiro, total.
Toda a
|
Todo
+ substantivo = ideia de generalidade: cada um, qualquer.
Toda
|
Exemplos:
Todo o edifício será pintado = O edifício inteiro será pintado.
Todo edifício será pintado = Cada um dos edifícios será pintado.
Obs.: TODOS,
TODAS (plural), quando antes de substantivo, exigem artigo; TODO, TODA (singular) podem
dispensá-lo:
Todo (o) momento, mas
Todos os momentos.
|
QUEM;
- QUE;
- QUAL.
- QUANTO = Pronomes indefinidos interrogativos.
Q U
E M?
Identidade:
|
Q U E?
Identidade:
|
Q U
A L?
Qualidade:
|
Q U
A N T O?
Quantidade:
|
Alguém
|
Algo
|
Certo
|
Alguns
|
Ninguém
|
Nada
|
Qualquer
|
Muitos
|
Outrem
Todos
Qual
pessoa?
|
Tudo
Que
coisa?
|
Vários
Diversos
Outro
Qualquer
|
Poucos
Tantos
Bastantes
|
|
|
Nenhum
Todo
Algum
Qual
pessoa/coisa?
|
Uns
Cada
Quantas/pessoas/coisas?
|
Alguma pessoa
|
Alguma coisa
|
Tal
|
Todos (os)
|
Paulo trouxe
livros.
Quem o que?
Alguém algo= alguma coisa.
Paulo não trouxe nada= nenhuma coisa= coisa alguma.
Paulo (não) trouxe
Marta.
Quem quem?
...................................
.alguém.
...................................
.ninguém.
Que livro Paulo trouxe?
Paulo (não)
trouxe um livro.
............................ nenhum............
.............................. qualquer............
.................................cada livro!
.................................outro................
.................................certo.................
.................................algum..............
QUEM (não)
trouxe O Q
U E?
ALGUÉM..........................A
L G O.
Paulo
(não) trouxe uns livros.
...............................poucos.............
...............................muitos..............
...............................vários.................
Paulo
(não) trouxe ambos os livros.
............................. todos
os..............
QUEM...................QUANTOS...........?
PAULO
(NÃO) TROUXE TUDO: O carro, o celular e as roupas.
PAULO
(NÃO) TROUXE TODOS: A mulher, dez filhos e o cachorro.
********************************************************************************
EXERCÍCIO
01.
Escreva nos parênteses: PA
(PRONOME ADJETIVO) ou PS (PRONOME SUBSTANTIVO):
a. ( ) Algo a incomoda?
b. ( ) Acreditam em tudo
o que dizem.
c. ( ) Cada questão vale 10 pontos.
d. ( )
Certos
alunos não fizeram o trabalho.
e. ( ) Havia muitas
pessoas no local.
02. Complete as lacunas com o demonstrativo adequado:
·
Paulo, que é _______que você leva?
·
“Amai vossos irmãos”! são_______as verdadeiras palavras de amor.
·
Trinta de dezembro de 1977! Foi significativo para mim_______dia.
·
Pedro, ______livro que está com José é meu.
·
Não estou de acordo com_________palavras que José pronunciou.
·
Convivi, durante muitos anos, com Machado e Alencar; ________me seduziu
pela suavidade romântica do seu estilo _________, pela ironia às vezes amarga
com que tonifica o discurso narrativo.
03. ELE É UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE.
·
Por que a palavra em negrito
não pode ser classificada como pronome
indefinido?___________________________________________________________________________________________________________________.
04. A. Por que todo ser nasce chorando?
B. Chegou com o rosto todo manchado.
·
Fundamente por que o elemento em negrito da frase A é um pronome?
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