Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quinta-feira, 26 de julho de 2012



125 anos da Língua Internacional Esperanto / 125 jaroj de la Lingvo Internacia


Esperanto completa hoje 125 anos. Seu primeiro manual foi lançado em 26 de julho de 1887 pelo médico oftalmologista Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, cujo pseudônimo era Dr. Esperanto, palavra que significa "o que tem esperança", e que passou a ser o nome da "Lingvo Internacia" (Língua Internacional). 

E você, vai esperar mais 125 anos para aprendê-la? Descubra o Esperanto. Baixe a brochura acima e saiba dos alcances do único projeto de língua planejada, criada para facilitar a comunicação à nível mundial, que sobreviveu à morte de seu iniciador e se tornou uma língua viva com milhares de falantes em 120 países dos cinco continentes. 

Duas resoluções da UNESCO, ensinado em centenas de escolas e universidades de vários países, milhares de livros traduzidos da cultura mundial e muitos outros originalmente escritos na língua internacional. 

Milhares de páginas, blogs, comunidades no Orkut, Facebook, LinkedIn, Google+, netlog, entre outros.

Vídeos no Youtube, músicas, rádios e até mesmo TV em Esperanto na internet.
Centenas de eventos anuais: congressos, seminários, conferências, festivais, acampamentos da juventude, entre outros: 

Destaques este ano foram: O 47º Congresso Brasileiro e o 32º Congresso da Juventude esperantista em Taguatinga / DF; O 71º Congresso Espanhol. Veja vídeo:71a Hispana Kongreso; O 93º Congresso Britânico e 107 Congresso Escocês de Esperanto; O 64º Congresso dos Ferroviários Esperantistas; O 65º Congresso da União Católica Esperantista; e tantos outros que estão para ocorrer como o 97º Congresso Universal e o 68º Congresso Internacional da Juventude no Vietnã. Veja lista completa em: http://www.eventoj.hu/2012.htm. Haja fôlego e dinheiro para participar de todos eles. 

Aprenda em classe ou gratuitamente pela rede: http://pt.lernu.net/ e http://www.kurso.com.br

Saiba mais visitando: www.esperanto.org.br ; www.esperanto.com.br
 e http://esperanto.brazilo.org ; e tantas outras que são indicadas nestes sites. 

Faça parte da maior comunidade mundial sem problema linguístico!

BONVENON AL ESPERANTIO! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário