Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Esperanto: bem mais que uma língua

Muitos sabem que o Esperanto é uma língua planejada para uso internacional, proposta pelo médico polonês Lazaro Ludoviko Zamenhof em 1887. Também é conhecida a facilidade de aprendizagem do Esperanto, seja pela gramática regular e sem exceções, seja pelos radicais colhidos do latim e das línguas mais faladas no Ocidente.

Mas o Esperanto é bem mais do que uma língua. Para o próprio Zamenhof, o Esperanto só se justifica plenamente por sua ideia interna, ou seja, a promoção de uma cultura de paz entre os povos falantes de línguas diferentes.

Do ponto de vista sociolinguístico, a língua nos vincula a um meio social específico. A primeira língua que aprendemos é língua falada regional, que nos vincula à família, à comunidade, à região. A segunda língua que aprendemos é a que aprendemos na escola, que nos vincula ao país e nos permite compartilhar textos formais. A terceira língua é língua internacional, que nos vincula à comunidade planetária. Esta última, para nós, é o Esperanto.

Outros projetos de língua internacional apareceram e caíram no esquecimento, talvez por não terem um objetivo abrangente, como a promoção de uma cultura de paz mundial. Muitas línguas nacionais usadas para fins políticos e econômicos se impuseram, sendo depois substituídas, certamente porque nenhuma delas surgiu com o fim específico de ser usada por todos os povos, mas para impor o poder econômico, político e cultural de alguns povos sobre os demais.

Convidamos, pois, você a compartilhar da cidadania internacional. Com o Esperanto, como disse Zamenhof, no primeiro congresso internacional (1905), não se reúnem “franceses com ingleses, nem russos com poloneses, mas seres humanos com seres humanos”.

O Curso de Esperanto da UFC, que existe desde 1965, oferece as modalidades presencial e a virtual. A escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário