Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012




Sobre o Esperanto

Se faz pouco tempo que você começou a aprender Esperanto, aparentemente você ainda não sabe muito sobre o movimento que existe em torno da língua. Aqui você recebe uma visão geral sobre algumas coisas importantes em *"Esperantujo".(Esperantujo = Todos e quaisquer encontros, organizações, orgãos, grupos, etc que dizem respeito ao Esperanto).

Eventos

Congresso Mundial - UK
Grande congresso com programações de diversas espécies, principalmente palestras e reuniões mas também concertos, teatros, cursos, etc. Habitualmente participam entre 2000 e 3000 pessoas de muitos países. UK nunca é organizado no mesmo país sucessivamente.
Mais informações: http://uea.org/kongresoj/

Congresso Juvenil Internacional - IJK
Ótimo acontecimento para um novo e jovem interessado em Esperanto! Graças ao ambiente informal e animado é fácil achar novos amigos e começar a conhecer o movimento esperantista da juventude. Participantes vem frequentemente de mais de trinta países e são centenas.
Mais informações: http://tejo.org/ijk

Festival Juvenil Internacional - IJF
Acontecimento de bom ambiente que ocorre sempre na Itália, próximo da Páscoa. O programa consiste principalmente em formação de amizades. Raramente estão presentes mais de 100 pessoas.
Mais informações: http://iej.esperanto.it/ijf/
Semana Juvenil Internacional - IJS
Evento de verão muito animado e divertido na Hungria, conhecido por uma ótima organização, um baile à noite e um dia de "guerra de água". Normalmente participam cerca de 100 pessoas.
Mais informações: http://ijs.hu/

Junulara E-Semajno - JES (Semana Esperantista Juvenil)
Uma divertida e festiva semana próxima do Ano Novo na Alemanha ou na Polônia. Contém programações sérias durante o dia, mas as pessoas estão lá principalmente para fazer amizades, dançar e passar bons momentos à noite.
Mais informações: http://jes.pej.pl

Komuna Seminario – KS
Seminário que acontece alternadamente na China, Japão e Coréia, para jovens principalmente desses países trabalharem em conjunto.

Nordamerika Somera Kursaro – NASK (Cursos de Verão Norte-americano)
Durante a NASK acontece um intenso aprendizado de Esperanto em três semanas para iniciantes até acadêmicos. NASK tem um conjunto internacional de estudantes e professores.
Mais informações: http://esperanto.org/nask/

Festival Cultural de Esperanto - KEF
Festival de alguns dias com programa cultural de Esperanto em muitas cores, com participantes de diversas idades. Ocorre aproximadamente a cada três anos, no norte da Europa.
Mais informações: http://www.kef.saluton.dk

Organizações

Edukado@Internet - E@I
Organização que combina os dois ótimos instrumentos de comunicação Esperanto e Internet. A Internet é um instrumento de comunicação sem barreiras físicas, e o Esperanto funciona como um instrumento de comunicação sem barreiras linguísticas. Em conjunto elas nos ajudam a comunicar fácil e rapidamente com o mundo inteiro.
Mais informações: http://ikso.net/

Fundação de Estudos Esperantistas - ESF
ESF apoia a pesquisa e o ensimo de Esperanto e de temas relacionados com o tema de comunicação interlinguística, especialmente em relação com a educação superior na América do Norte.
Mais informações: http://esperantic.org

Organização Mundial da Juventue Esperantista - TEJO
TEJO é uma organização internacional e não-governamental juvenil fundada em 1938, que trabalha para fazer avançar a paz e a compreensão intercultural entre jovens ao redor do mundo por meio do Esperanto. Ela ativamente trabalha pelos problemas e temas atuais dos jovens, especialmente em relação aos assuntos linguísticos e culturais. De se escritório central na Holanda, ela coordena o trabalho de suas mais de 40 seções nacionais e membros em mais de 80 países.
Mais informações: http://tejo.org

Movimento Internacional Ciclista de Esperanto - BEMI
Eis algo interessante para você que gosta de andar de bicicleta e falar em Esperanto ao mesmo tempo! BEMI regularmente promove várias caravanas ciclísticas, sempre em ligação com a IJK ou algum outro evento.
Mais informações: http://bemi.free.fr/eo.html

Organização de Rock Universal em Esperanto, Associação de Comunicação Coletiva - Eurokka
EUROKKA foi criada em 1988, e em 1991 se tornou uma associação especial da TEJO e desde então também aparece na lista de associações especiais no livro anual da UEA. O campo de ação da EUROKKA está objetivando mundialmente desenvolver e divulgar no movimento esperantista e também fora dele a cultura musical em Esperanto, as bandas musicais e artistas que cantam em Esperanto.
Mais informações: http://artista.ikso.net/eurokka/
Liga Internacional de Professores Esperantistas - ILEI
ILEI é o principal lugar de encontro para professores e educadores de Esperanto e que usam Esperanto.
Mais informações: http://ilei.info
Associação Mundial de Esperanto - UEA
UEA foi fundada em 1908 como organização de esperantistas individuais. Atualmente a UEA é a maior organização internacional para os falantes de Esperanto e tem membros em 117 países. UEA trabalha não só para divulgar o Esperanto mas também para despertar a discussão sobre o problema mundial de línguas e chamar a atenção para a necessidade de igualdade entre as línguas.
Mais informações: http://uea.org
Academia de Esperanto
A "Akademio de Esperanto" (Academia de Esperanto) é uma instituição linguística independente, cuja tarefa é conservar e proteger os princípios fundamentais da língua Esperanto e fiscalizar sua evolução. A Academia de Esperanto foi fundada em 1905, durante o primeiro Congresso Universal de Esperanto, de acordo com a proposta de Zamenhof, mas então estava com o nome "Lingva Komitato" (Comitê Linguístico). O nome "Academia de Esperanto" era primeiramente usado pela comissão superior do Comitê Linguístico. Em 1948, o Comitê Linguístico e sua Academia se fundiram em um só corpo chamado "Academia de Esperanto".
Mais informações: http://akademio-de-esperanto.org/

Publicações

Pasporta Servo – PS
Pasporta Servo é um livrinho publicado todos anos, no qual aparece uma lista com endereços de esperantistas que têm vontade de hospedar outros falantes de Esperanto. Tem a finalidade de facilitar uma viagem internacional, dando aos usuários a possibilidade de gratuitamente pernoitar na casa de esperantistas. A edição de 2005 tem cerca de 1200 endereços em mais de 80 países.
Mais informações: http://tejo.org/ps
Juna Amiko
"Juna Amiko" em princípio tem como finalidade aqueles que já conhecem a base do Esperanto, mas apenas com dificuldade acham material de leitura suficientemente simples para ser compreensível. A revista tem diversas partes e rubricas que atendem às necessidades de diversos grupos humanos.
Mais informações: /biblioteko/gazetoj/juna_amiko/index.php
Kontakto
"Kontakto" é uma revista para aqueles que se interessam por outros países, povos, culturas e sociedades. "Kontakto" é lida por jovens (e todos aqueles que se sentem jovens) de cerca de 90 países, e os colaboradores também vem de todo o mundo. Especialmente para iniciantes parte dos textos aparecem nas línguas "fácil" e "muito fácil". "Kontakto" é uma das mais belamente ilustradas revistas de Esperanto. A TEJO e a UEA em colaboração editam-na  com 6 números anualmente. Membros individuais da TEJO recebem "Kontakto" automaticamente. Outros podem assiná-la por meio da UEA.
Mais informações: /biblioteko/gazetoj/kontakto.php
Tejo-Tutmonde (TT)
A revista oficial da TEJO é a TEJO-Tutmonde. Ela aparece mais ou menos regularmente e informa sobre o movimento esperantista juvenil. Recebem-na os membros individuais e patronos da TEJO.
Mais informações: /biblioteko/gazetoj/tt.php
Revista Esperanto
Órgão oficial da UEA que possui artigos atuais e interessantes e fotos do meio esperantista.
Mais informações: http://uea.org/revuo/
Monato
Revista de alta qualidade sobre diversos temas interessantes e também sobre temas não-esperantistas, como política mundial, cultura e similares. Pessoas de vários países contribuem para a revista e a redigem, através de seus pontos de vista, experiências e opiniões.
Mais informações: http://www.esperanto.be/fel/mon/
Livros
Livros em Esperanto são abundantes!
Mais informações: /biblioteko/legkonsiloj/

E mais

Esperanto.net - Centro de informações Multilíngue sobre o Esperanto
Conjunto amplo de "links" que  ajuda a achar informações sobre organizações esperantistas em nível nacional.
Mais informações: http://esperanto.net/
Bona Espero
Bona Espero é uma comunidade e uma escola-fazenda para pessoas muito pobres no Brasil, fundada em 1957. Nela, o Esperanto é a ferramenta de comunicação. Em Bona Espero, os esperantistas protegem, educam e instruem as crianças quase sempre sem família, ou aqueles que têm condições de vida extremamente miseráveis.
Mais informações: http://eo.wikipedia.org/wiki/Bona_Espero

Nenhum comentário:

Postar um comentário