Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

sábado, 26 de maio de 2012




A Ilma. Sra. Presidente da República
Dilma Vana Rousseff


NOTA DE REPÚDIO


Nós, Docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, vimos expressar nossa indignação face aos últimos acontecimentos referentes ao tratamento dispensado ao quadro de professores desta Instituição, bem como às demais Ifes.

O ano é 2012, no entanto, ainda vivenciamos práticas políticas defasadas, alterando-se apenas seus agentes. Constata-se uma falta de objetividade do Governo nas reuniões de GT (grupo de trabalho), o que, insistentemente, frustra as expectativas dos Docentes até mesmo quando em acordos firmados entre as partes. O mais recente, que data de 26 de agosto de 2011, só teve sua publicação no Diário Oficial da União na data de 14 de maio de 2012. Como assinarmos um acordo sem um prévio planejamento?

Face ao exposto, como não nos indignarmos, por exemplo, ao vermos uma categoria reconhecida pelo Governo como imprescindível ao processo de desenvolvimento do País, diante de um reajuste irrisório de 4% que não corrige perdas inflacionárias de mais de dois anos? Exemplificando: um professor especialista, classe D301, perceberá um reajuste de R$ 137,00 no vencimento básico e R$ 19,00 na sua retribuição por titulação, conforme MP publicada em 14 de maio de 2012. Como não nos indignarmos diante do fato de não termos uma data-base para reposição de inflação e reajuste salarial? Como não nos indignarmos ao observar a redução do nosso quadro Docente cujo projeto, existente há mais de 40 anos, presta serviços à comunidade de mais de cinco mil alunos semestralmente, com um contingente de apenas quarenta e oito professores? Como não nos indignarmos, ainda, diante da morosidade da regulamentação do artigo 120 da Lei 11.784/08, já sancionada há quase quatro anos?

Todavia, não queremos assumir uma postura pessimista. Acreditamos que novos rumos e práticas serão, em breve, percebidos no Governo de V. Exª. e que os trabalhadores em educação serão contemplados em suas reivindicações na perspectiva de um País, que possui a sexta economia mundial e que pensa seu futuro através da educação como transformação de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário