Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

domingo, 17 de junho de 2012




MORFEMAS CATEGÓRICOS EM ESPERANTO

Adelson Sobrinho

               A ideia de Zamenhof era elaborar um fundamento linguístico internacional que pudesse ser aprendido em pouco tempo e com pouco esforço por todos os povos. Para tanto, o Esperanto foi planejado de forma que cada elemento de sua estrutura se coadune morfossintaticamente com os demais. Esses elementos se relacionam formando um conjunto composto de partes coerentes e coesas, como num jogo de quebra-cabeças em que o todo só tem sentido se, e somente se, as partes estiverem bem concatenadas.
         Graças à imutabilidade dos morfemas, aspecto peculiar de uma língua analógica, a formação de palavras obedece a três processos: conversão, derivação e composição, o que proporciona ao usuário uma grande economia de palavras a aprender, devido à ausência de alomorfia em seus formantes.
             Em Esperanto não se estudam substantivos, adjetivos, verbos e advérbios como compartimentos estanques. De posse de nove (9) desinências, a saber -A, -E, -I, -O, - U, -AS, -IS, -OS, - US, o usuário tem plena competência para fazer a conversão de uma categoria noutra.

MORFEMAS NOMINAIS
CLASSES
Nominativo singular
Nominativo plural
Acusativo singular
Acusativo plural
Substantivo
{-O}
{-OJ}
{-ON}
{-OJN}
Adjetivo
{-A}
{-AJ}
{-AN}
{-AJN}

ADVÉRBIO DERIVADO: {-E}


MORFEMAS VERBAIS
MODOS
Infinitivo
{-I}
Imperativo/subjuntivo
{-U}
Condicional
{-US}
TEMPOS
Pretérito
{-IS}
Presente
{-AS}
Futuro
{-OS}

Nenhum comentário:

Postar um comentário