Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

sábado, 23 de junho de 2012



Pronomes pessoais- Estrutura e exercícios.
Adelson Sobrinho


                                                                                                 
 Pessoa é uma categoria gramatical que se funda na referência aos participantes da comunicação e no enunciado produzido” A distinção é primeiro entre o ‘ego’ e o que não é o ‘ego’, entre o interlocutor que, na intercomunicação verbal pode, por seu turno, tornar-se um falante, e aquilo que constitui o objeto da comunicação (pessoas ou coisas)”. ( Dubois, in: Dicionário de Linguística, p. 467 )

              PEDRO NÃO VEIO. PEDRO ESTAVA DOENTE.
              PEDRO NÃO VEIO. ELE ESTAVA DOENTE.
                                 [PEDRO, (QUE ESTAVA DOENTE), NÃO VEIO.]
                                                   Q U E M NÃO VEIO?

                    OS MENINOS   LANÇAM   A BOLA.
                    Q     U   E    M    LANÇA      O Q  U  E ?
                    E      L   E     S    LANÇAM   E     L    A. * Marca de oralidade.
                    E      L   E     S                             A          LANÇAM.
                                                                 E     L    A   É  LANÇADA  POR ELES.
                             ESTA É A BOLA         Q    U     E   OS MENINOS  LANÇAM.
                    ELES GOSTAM DE LANÇÁ-LA.
                                                 LANÇAM-NA SEMPRE.

“O pronome divide-se em duas subclasses: o pronome substantivo, que não se articula com o substantivo, o pronome adjetivo, que se articula com o substantivo, a semelhança do adjetivo. Isto, por exemplo, é pronome substantivo: não se diria isto mundo, este é pronome adjetivo: articula-se com o substantivo no sintagma nominal este mundo” (Macambira, in: A estrutura morfo-sintática do Português).

DIREI APENAS ISTO: ESTE MUNDO É PERVERSO.
DIREI APENAS ISTO: E        L        E    É PERVERSO.

Pronome substantivo – Assim chamado porque ocupa a mesma posição nuclear do sintagma nominal, ou seja, vale por si mesmo.

Ex. EU   A        CONSIDERO.
             ELA É CONSIDERADA POR MIM.

EU, ELA = Núcleo do sujeito= Caso reto.

A, MIM = Núcleos do objeto direto e do agente da passiva, respectivamente = Caso oblíquo.
  
‘CASO É UMA CATEGORIA GRAMATICAL ASSOCIADA AO SINTAGMA NOMINAL, CUJA FUNÇÃO SINTÁTICA NA FRASE ELE TRADUZ. (Dubois, p.99)

RETO é aquele que exerce a função de sujeito. Contrasta com o pronome oblíquo, o qual serve de complemento”. (Luft, in: Dicionário gramatical da Língua Portuguesa, p. 176).
P1
EU
ME
MIM
MIGO
P2
TU
TE
TI
TIGO
P4
NÓS
NOS
*
NOSCO
P5
VÓS    
VOS
*
VOSCO
P3
ELE(A)
O(A), LHE
*
*
P6
+ S
+ S
*
*
Esquema tomado a DUARTE, P.M.T. CLASSES E CATEGORIAS EM PORTUGUÊS, P. 103.

ELE:           O: - LO: - NO
ELA:           A: - LA: - NA
ELES:         OS: - LOS: - NOS 

                  COMPLEMENTOS=. Esses só ocorrem como objetos diretos. As frases que os apresentam admitem voz passiva analítica.
                                                                                                                                                  
      CONHEÇO O PROFESSOR.
                EU         O              CONHEÇO.         
                           ELE            É  CONHECIDO POR MIM.

         TU  A      RESPEITAS.
             ELA É RESPEITADA POR TI.

           CONSIDEREM O PROFESSOR.
           CONSIDEREM-NO.
                                          ELE SEJA CONSIDERADO.

             DEVEMOS  AMAR A PÁTRIA.
             DEVEMOS     AMÁ-LA.
                                     ELA DEVE SER AMADA POR NÓS.

         ELES AMAM ANA E MARTA?
                 AMAM-NAS.
                            ELAS SÃO AMADAS POR ELES.


       DECLAROU-ME AMOR = DECLAROU AMOR A MIM.
       DEMOS  -LHE            TODAS AS OPORTUNIDADES.                          
       DEMOS A ELE/A ELA TODAS AS OPORTUNIDADES.

  E X E R C Í C I O.

1.   Substitua o complemento verbal por seu respectivo oblíquo:

a)   Não encontramos Pedro no clube.
____________________________________.
b)   Vão matar o tempo.
____________________________________.
c)   Abandonaram o livro em algum lugar.
________________________________________.
d)   Vão mandar a secretária embora.
________________________________________.
e)           Ofereceu pousada aos imigrantes.
              Ofereceu-_________ a eles.
                        Ofereceu-________________ pousada.
        
2. SUBSTITUA O OBLÍQUO POR UM SUBSTANTIVO ADEQUADO:

f)       Criticaram-no durante a aula
_____________________________________________________
g)      Mostraram-nos o texto
_____________________________________________________
h)      Todos o elogiam pela competência.
_____________________________________________________
i)        Ela não se dá importância.
______________________________________________________
j)        Ele se viu ao espelho.
______________________________________________________­­
k)      Elas nada vos dirão
                 ______________________________________________________
l)        Diga-lhe que logo estará lá para apoiá-lo.



3.      Substitua os elementos em negrito por pronomes, fazendo as adaptações necessárias.

m)    Ele gosta de festas.
______________________________________________________________

n)      Eles confiam nos amigos.
_____________________________________________________________

o)      Só assistimos a bons filmes.
_____________________________________________________________

p)      Elas só visam a lucros.
_____________________________________________________________

q)      A universidade depende de planejamento.
______________________________________________________________

r)       Todos concordaram com nossa decisão.
______________________________________________________________

s)       Deves obedecer às leis.



4.      Usando de pronomes interrogativos, reescreva as frases que lhe foram propostas.
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
........................................................................................................................
A/DE/EM/PARA/COM/POR são as preposições introdutoras de complementos mais ocorrentes.


                                        




      

Nenhum comentário:

Postar um comentário