Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012



ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS.

ADELSON SOBRINHO.

DEPENDÊNCIA SINTÁTICA x DEPENDÊNCIA SEMÂNTICA.

“A distinção entre coordenação e subordinação tem um fundamento formal/funcional. Inclui a posição hierárquica das unidades associadas e o lugar dos instrumentos dessa associação”.
“... não se pode falar em orações independentes, mas sim dizer que elas são semântica e pragmaticamente interdependentes”.(Fávero, Leonor Lopes: O processo de coordenação e subordinação, p52).
1.
MARTA AMA PAULO. ELA CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, MAS        CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, TODAVIA    CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, NO ENTANTO CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, CONTUDO    CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO  E          CASOU COM PEDRO.  
                 Coordenadas adversativas.

EMBORA AME PAULO, MARTA CASOU COM PEDRO.
ADVERBIAL CONCESSIVA. Assim chamada, porque contrarresta a ideia contida na outra oração, indicando uma oposição, uma quebra de expectativa.

2.
    LEVANTE A VOZ;  VERÁ O QUE LHE ACONTECE.
    LEVANTE A VOZ E VERÁ O QUE LHE ACONTECE.

SE LEVANTAR A VOZ,VERÁ O QUE LHE ACONTECE.
ADVERBIAL CONDICIONAL.Assim chamada, porque estabelece uma condição sine-qua-non, ou seja, um fato só ocorrerá se, e somente se, o outro ocorrer.

3.
   O TORCEDOR GRITOU MUITO.          FICOU ROUCO.
   O TORCEDOR GRITOU MUITO, POR ISSO FICOU ROUCO.
   O TORCEDOR GRITOU MUITO, PORTANTO FICOU ROUCO.
                           COORDENADAS CONCLUSIVAS.
    
    O R A Ç Ã O   B A S E:         CIRCUNSTANCIAL:
   O TORCEDOR GRITOU TANTO,       QUE FICOU ROUCO.
                                CONSECUTIVA. Assim denominada, porque exprime o resultado, a consequência do fato ocorrido na anterior. Este tipo de oração, juntamente com as conformativas e comparativas, não goza de mobilidade posicional, uma vez que seus conectivos de bipartem nas orações; parte fica na base; parte na circunstancial.


4.       PAULO NÃO ESTUDOU.  FOI REPROVADO.
         PAULO NÃO ESTUDOU E FOI REPROVADO.
            C  A  U  S  A .   E F E I T O.

PAULO FOI REPROVADO PORQUE NÃO ESTUDOU.
E  F  E  I  T  O .
                    COMO   NÃO ESTUDOU, FOI REPROVADO.
                     C   A   U   S   A .
PAULO FOI REPROVADO POR NÃO TER ESTUDADO.
                    ADVERBIAL CAUSAL. Assim classificada porque “exprime uma relação de causa e efeito: o antecedente implica necessariamente o estado de coisas descrito pelo consequente” (Fávero, p. 58).

OBSERVAÇÃO: “A RELAÇÃO DE CAUSALIDADE (CONDIÇÃO NECESSÁRIA OU SUFICIENTE) É EXPRESSA PELAS CONSTRUÇÕES QUE A GRAMÁTICA CHAMA DE CAUSAIS, CONCLUSIVAS E CONSECUTIVAS”. (Fávero, p. 58).

Não é coerente falar de oração principal quando nos referimos às orações adverbiais. Elas gozam de uma grande MOBILIDADE POSICIONAL, o que não ocorre com as adjetivas e substantivas. Isto significa que as circunstanciais podem encabeçar o período.

    F A T O:       C I R C U N S T Â N C I A:
5. GRITOU   LOGO QUE   VIU A MULHER.
    GRITOU     ASSIM QUE  VIU A MULHER.
    GRITOU     DEPOIS QUE VIU A MULHER.
    GRITOU     Q U A N D O  VIU A MULHER.

                            Q U A N D O VIU A MULHER, GRITOU.
                                             AO VER A MULHER, GRITOU.*
                                  TENDO VISTO A MULHER, GRITOU.*
                                                VENDO A MULHER, GRITOU.*
                           Subordinada adverbial temporal. Nesta posição a circunstancial é sempre virgulada, uma vez que foi deslocada de sua posição normal. Se o período começar com o fato, a vírgula pode ser dispensada.
* As três últimas estruturas estão reduzidas de infinitivo, particípio e gerúndio, respectivamente.

6. MARIA RI E CHORA.
    MARIA NÃO SÓ CHORA COMO RI.
     MARIA CHORA TANTO QUANTO RI.

     PEDRO FALA BEM. DAVI (TAMBÉM) FALA BEM.
     PEDRO FALA TÃO BEM QUANTO DAVI (FALA).
                                ADVERBIAL COMPARATIVA = Permite comparar o que nela se enuncia com o que se exprime na frase subordinante.

                                “Nas construções comparativas, dois membros são comparados a respeito de algo que têm em comum” (Maria Helena de Moura Neves. Gramática de Usos do Português, p. 894).

    EU SOFRO MUITO. VOCÊ SOFRE MUITO.
    NÃO SOFRO MAIS QUE VOCÊ. VOCÊ NÃO SOFRE MENOS QUE EU.

    SOFRO TANTO QUANTO VOCÊ (SOFRE).
    “OS SONHOS, um por um, céleres VOAM, COMO (voam) AS POMBAS DOS POMBAIS (Raimundo Correia, apud Hildebrando A. de André).


7. À MEDIDA QUE CRESCIA, FICAVA MAIS ALIENADO.
   SENTÍAMOS MAIS CALOR À PROPORÇÃO QUE O TEMPO PASSAVA.
                                                     ADVERBIAL PROPORCIONAL – Quando expressam um fato relacionado concomitante à ocorrência de outro.
 Quanto mais conhecíamos a realidade social da cidade, mais decepcionados ficávamos.


8. ELE FOI TRAZIDO À SALA PARA QUE EXPLICASSE O MOTIVO DO FURTO.
                             SÓ TE FALEI A FIM DE QUE TE AJUDASSE.
                                                     ADVERBIAL FINAL – Quando expressam a finalidade ou o objetivo com que se realiza a antecedente.

9. TRATAREMOS NOSSOS ALUNOS COMO ELES NOS TRATAREM.
                RESOLVI OS PROBLEMAS CONFORME O PROFESSOR ENSINOU.
                                                      AGIU SEGUNDO O QUE LHE PARECIA DIREITO.                                           

                                           SEJA TUDO COMO DEUS QUISER.

                                             ESCREVA CONSOANTE PRESCREVE A ORTOGRAFIA.
COMPAREMOS:                                    ADVERBIAL CONFORMATIVA –

                ESTOU AQUI DESDE QUE DEIXEI A CULTURA ITALIANA.
                                         SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL.

USE O COMPUTADOR DESDE QUE NÃO O DESTRUA.
                                          ADVERBIAL CONCESSIVA.

               COMEREI COMO ELE COME.
                                  ............................................................
                                  COMO ELE COME, PASSA BEM.
                                  ......................................
   ELE TRABALHA COMO O PAI.
                              

DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS EXPRESSAS PELAS ADVERBIAIS.

                                                  CIRCUNSTÂNCIA:
                                                             
01.  Com uma razão?.........................................CAUSA.
02.  Por uma consequência................................CONSEQUÊNCIA
03.  Com uma condição......................................CONDIÇÃO.
04.  Em comparação com algo...........................COMPARAÇÃO.
05.  À proporção de algo....................................PROPORÇÃO.
06.  De conformidade com algo.........................CONFORMIDADE
07.  Em dado momento.......................................TEMPO.
08.  Para certo fim/objetivo.................................FINALIDADE.
09.  Apesar de algo (oposição)..............................CONCESSÃO.
10.  De certa maneira/modo................................ MODO.

O R A Ç Ã O   B A S E:      O R A Ç Ã O    ADVERBIAL (circunstancial):

                                              QUANDO O PRESIDENTE PERMITIR.
                                           ............................................................................................
                                              À PROPORÇÃO QUE A CHUVA FOR DIMINUINDO.
                                         ............................................................................................
                                              EMBORA ESTEJA CHOVENDO.
                                         ............................................................................................
                                              PORQUE FORAM VENDIDOS.
                                         ..............................................................................................
                                             AINDA QUE O PRESIDENTE NÃO PERMITA.
                                         .............................................................................................
OS AVIÕES SAIRÃO       PARA QUE TU VOLTES.
                                         ..............................................................................................
                                             COMO SE ESPERAVA.
                                          ..............................................................................................
                                            CONTANTO QUE ESTEJAM TODOS A BORDO.
                                          ................................................................................................
                                            COMO OS DEMAIS PRODUTOS.(SAEM).
                                          ................................................................................................
                                            VOANDO ALTO.
                                           ...............................................................................................
                                            APESAR DO MAU TEMPO.
                                         .................................................................................................
                                            SE NÃO HOUVER NENHUM PROBLEMA.

 EXERCÍCIO.
1. a) Os boatos terminaram desde que ele reassumiu o cargo.
    b) Os boatos terminarão desde que ele reassuma o cargo.
·        Qual das orações em negrito estabelece uma relação de condicionalidade? _______________________________________.

2. Complete os períodos abaixo com conectivos, de forma que as orações por eles complementadas expressem conteúdos diversos.

·        É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
                                          C a u s a l i d a d e.

·        É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
                                                      C o n d i c i o n a l i d a d e.

·        É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
                                                T e m p o r a l i d a d e.

·        _______saias do escritório, falarei contigo.
 C a u s a l i d a d e.

·        Falarei contigo_________saias do escritório.
                                          F i n a l i d a d e.

·        Planejei a casa______________havíamos combinado.
                                          C o n f o r m i d a d e.
                     ____________você não queira, planejarei a casa.

C o n c e s s ã o.


·        ______você fosse à praia, me convidaria?
_________________________.

·        Convide-me_____vá à praia.
                                     _______________________.
3. Os dois períodos devem ser completados com conectivos diferentes, mas de forma que ambos possam corresponder ao mesmo conteúdo da frase abaixo.

 * NÃO RECEBÍAMOS NOTÍCIAS DOS FILHOS, POR ISSO ESTÁVAMOS PREOCUPADOS.
ESTÁVAMOS PREOCUPADOS_______NÃO RECEBÍAMOS NOTÍCIAS DOS FILHOS.
_______NÃO RECEBÍAMOS NOTÍCIAS DOS FILHOS, ESTÁVAMOS PREOCUPADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário