ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS.
ADELSON SOBRINHO.
DEPENDÊNCIA
SINTÁTICA x DEPENDÊNCIA SEMÂNTICA.
“A distinção entre coordenação e
subordinação tem um fundamento formal/funcional. Inclui a posição
hierárquica das unidades associadas e o lugar dos instrumentos dessa
associação”.
“... não se pode falar em orações independentes, mas sim
dizer que elas são semântica e pragmaticamente
interdependentes”.(Fávero, Leonor Lopes: O processo de coordenação e
subordinação, p52).
1.
MARTA AMA PAULO. ELA CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, MAS CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, TODAVIA CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, NO ENTANTO CASOU COM PEDRO.
MARTA AMA PAULO, CONTUDO CASOU
COM PEDRO.
MARTA
AMA PAULO E CASOU COM PEDRO.
Coordenadas adversativas.
EMBORA AME PAULO,
MARTA CASOU COM PEDRO.
ADVERBIAL CONCESSIVA. Assim chamada, porque contrarresta a ideia
contida na outra oração, indicando uma oposição, uma quebra de
expectativa.
2.
LEVANTE A VOZ; VERÁ O QUE LHE ACONTECE.
LEVANTE A VOZ E VERÁ O QUE LHE ACONTECE.
SE LEVANTAR A VOZ,VERÁ O QUE LHE ACONTECE.
ADVERBIAL CONDICIONAL.Assim chamada, porque estabelece uma condição
sine-qua-non, ou seja, um fato só ocorrerá se, e somente se, o outro
ocorrer.
3.
O TORCEDOR GRITOU MUITO. FICOU ROUCO.
O TORCEDOR GRITOU MUITO, POR ISSO FICOU ROUCO.
O TORCEDOR GRITOU MUITO, PORTANTO FICOU ROUCO.
COORDENADAS
CONCLUSIVAS.
O R A Ç Ã O B A S E: CIRCUNSTANCIAL:
O TORCEDOR GRITOU TANTO, QUE FICOU
ROUCO.
CONSECUTIVA. Assim denominada,
porque exprime o resultado, a consequência do fato ocorrido na
anterior. Este tipo de oração, juntamente com as conformativas e
comparativas, não goza de mobilidade posicional, uma vez que seus
conectivos de bipartem nas orações; parte fica na base; parte na circunstancial.
4. PAULO NÃO ESTUDOU. FOI REPROVADO.
PAULO NÃO ESTUDOU E FOI REPROVADO.
C
A U S A . E F E I T O.
PAULO FOI REPROVADO PORQUE NÃO ESTUDOU.
E
F E I
T O .
COMO NÃO ESTUDOU, FOI REPROVADO.
C
A U S A
.
PAULO FOI REPROVADO POR
NÃO TER ESTUDADO.
ADVERBIAL
CAUSAL. Assim classificada porque “exprime uma relação de causa e
efeito: o antecedente implica necessariamente o estado de coisas descrito
pelo consequente” (Fávero, p. 58).
OBSERVAÇÃO: “A RELAÇÃO DE CAUSALIDADE (CONDIÇÃO NECESSÁRIA
OU SUFICIENTE) É EXPRESSA PELAS CONSTRUÇÕES QUE A GRAMÁTICA CHAMA DE CAUSAIS,
CONCLUSIVAS E CONSECUTIVAS”. (Fávero, p. 58).
Não é coerente falar de oração principal quando nos
referimos às orações adverbiais. Elas gozam de uma grande MOBILIDADE POSICIONAL, o que não ocorre com
as adjetivas e substantivas. Isto significa que as
circunstanciais podem encabeçar o período.
F A T O: C I R C U N S T Â N
C I A:
5.
GRITOU LOGO
QUE VIU A MULHER.
GRITOU
ASSIM QUE VIU A MULHER.
GRITOU
DEPOIS QUE VIU A MULHER.
GRITOU
Q
U A N D O VIU A MULHER.
Q U A N D O VIU
A MULHER, GRITOU.
AO VER A MULHER,
GRITOU.*
TENDO VISTO A MULHER, GRITOU.*
VENDO A MULHER, GRITOU.*
Subordinada
adverbial temporal. Nesta posição a circunstancial é sempre
virgulada, uma vez que foi deslocada de sua posição normal. Se o
período começar com o fato, a vírgula pode ser dispensada.
* As três últimas estruturas estão reduzidas de
infinitivo, particípio e gerúndio, respectivamente.
6. MARIA RI E CHORA.
MARIA NÃO SÓ
CHORA COMO RI.
MARIA CHORA TANTO
QUANTO RI.
PEDRO FALA BEM. DAVI (TAMBÉM) FALA BEM.
PEDRO FALA TÃO
BEM QUANTO DAVI (FALA).
ADVERBIAL
COMPARATIVA = Permite comparar o que nela se enuncia com o que se exprime
na frase subordinante.
“Nas construções
comparativas, dois membros são comparados a respeito de algo que têm em
comum” (Maria Helena de Moura Neves. Gramática de Usos do Português, p.
894).
EU SOFRO MUITO.
VOCÊ SOFRE MUITO.
NÃO SOFRO MAIS QUE
VOCÊ. VOCÊ NÃO SOFRE MENOS QUE EU.
SOFRO TANTO
QUANTO VOCÊ (SOFRE).
“OS SONHOS, um por um, céleres VOAM,
COMO (voam) AS POMBAS DOS POMBAIS” (Raimundo
Correia, apud Hildebrando A. de André).
7. À MEDIDA QUE
CRESCIA, FICAVA MAIS ALIENADO.
SENTÍAMOS MAIS
CALOR À PROPORÇÃO QUE O TEMPO PASSAVA.
ADVERBIAL
PROPORCIONAL – Quando expressam um fato relacionado concomitante à ocorrência
de outro.
Quanto mais
conhecíamos a realidade social da cidade, mais decepcionados
ficávamos.
8. ELE FOI TRAZIDO À SALA PARA QUE
EXPLICASSE O MOTIVO DO FURTO.
SÓ TE FALEI A FIM DE QUE TE AJUDASSE.
ADVERBIAL FINAL –
Quando expressam a finalidade ou o objetivo com que se realiza a antecedente.
9. TRATAREMOS NOSSOS ALUNOS COMO
ELES NOS TRATAREM.
RESOLVI OS PROBLEMAS CONFORME
O PROFESSOR ENSINOU.
AGIU SEGUNDO O QUE LHE PARECIA DIREITO.
SEJA TUDO COMO DEUS QUISER.
ESCREVA CONSOANTE PRESCREVE A ORTOGRAFIA.
COMPAREMOS: ADVERBIAL
CONFORMATIVA –
ESTOU AQUI DESDE QUE
DEIXEI A CULTURA ITALIANA.
SUBORDINADA
ADVERBIAL TEMPORAL.
USE O COMPUTADOR DESDE
QUE NÃO O DESTRUA.
ADVERBIAL
CONCESSIVA.
COMEREI
COMO ELE COME.
............................................................
COMO ELE COME,
PASSA BEM.
......................................
ELE TRABALHA COMO
O PAI.
DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS EXPRESSAS PELAS ADVERBIAIS.
CIRCUNSTÂNCIA:
01. Com
uma razão?.........................................CAUSA.
02. Por
uma consequência................................CONSEQUÊNCIA
03. Com
uma condição......................................CONDIÇÃO.
04. Em
comparação com algo...........................COMPARAÇÃO.
05. À
proporção de algo....................................PROPORÇÃO.
06. De
conformidade com algo.........................CONFORMIDADE
07. Em
dado momento.......................................TEMPO.
08. Para
certo fim/objetivo.................................FINALIDADE.
09. Apesar
de algo (oposição)..............................CONCESSÃO.
10. De
certa maneira/modo................................ MODO.
O R A Ç Ã O B
A S E: O R A Ç Ã O ADVERBIAL (circunstancial):
QUANDO
O PRESIDENTE PERMITIR.
............................................................................................
À
PROPORÇÃO QUE A CHUVA FOR DIMINUINDO.
............................................................................................
EMBORA
ESTEJA CHOVENDO.
............................................................................................
PORQUE
FORAM VENDIDOS.
..............................................................................................
AINDA
QUE O PRESIDENTE NÃO PERMITA.
.............................................................................................
OS AVIÕES SAIRÃO PARA QUE TU VOLTES.
..............................................................................................
COMO
SE ESPERAVA.
..............................................................................................
CONTANTO
QUE ESTEJAM TODOS A BORDO.
................................................................................................
COMO
OS DEMAIS PRODUTOS.(SAEM).
................................................................................................
VOANDO ALTO.
...............................................................................................
APESAR DO MAU TEMPO.
.................................................................................................
SE NÃO HOUVER NENHUM PROBLEMA.
EXERCÍCIO.
1. a) Os boatos terminaram desde que ele
reassumiu o cargo.
b) Os
boatos terminarão desde que ele reassuma o cargo.
·
Qual das orações em negrito estabelece uma relação de condicionalidade?
_______________________________________.
2. Complete os períodos
abaixo com conectivos, de forma que as orações por eles complementadas
expressem conteúdos diversos.
·
É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
C a u
s a l i d a d e.
·
É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
C o n d i c i o n a l i d a d e.
·
É claro que todos nós colhemos_________semeamos.
T e m p o r a l i d a d e.
·
_______saias do escritório, falarei contigo.
C a u s a l i d a d e.
·
Falarei contigo_________saias do escritório.
F i n a l i d a d e.
·
Planejei a casa______________havíamos combinado.
C
o n f o r m i d a d e.
____________você não queira, planejarei a casa.
C o n c e s s ã o.
·
______você fosse à praia, me convidaria?
_________________________.
·
Convide-me_____vá à praia.
_______________________.
3. Os dois períodos devem
ser completados com conectivos diferentes, mas de forma que ambos possam
corresponder ao mesmo conteúdo da frase abaixo.
* NÃO RECEBÍAMOS NOTÍCIAS DOS FILHOS, POR
ISSO ESTÁVAMOS PREOCUPADOS.
ESTÁVAMOS PREOCUPADOS_______NÃO RECEBÍAMOS
NOTÍCIAS DOS FILHOS.
_______NÃO RECEBÍAMOS NOTÍCIAS DOS FILHOS, ESTÁVAMOS PREOCUPADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário