Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

quinta-feira, 6 de março de 2014



Perguntas sobre o Congresso Internacional da Juventude (IJK)
IJK em Fortaleza, de  1825 de julho de 2014.

O que é o IJK?
— Trata-se do principal congresso da juventude esperantista mundial, organizado pela TEJO. Todos os anos ele ocorre em um país diferente e reúne pessoas de mais de 40 países. A programação do IJK tem como público os jovens esperantistas. A sua programação consiste em palestras, minicursos, oficinas, apresentações musicais, excursões, dentre outras coisas.
Mas eu não sou mais “jovem”, Eu posso participar do IJK?

— Sim, não existe limite de idade, porém o valor da inscrição é um pouquinho maior.
Mas eu não falo Esperanto fluentemente… Tem problema se eu quiser participar?

— Não, durante todo o congresso haverá curso de Esperanto para iniciantes e para quem deseja se aperfeiçoar. Se você ainda não é fluente, participar do congresso é uma excelente forma de praticar a língua internacional intensivamente. Além disso, teremos uma pessoa especialmente responsável para orientar ajudar durante todo o congresso caso este seja o seu primeiro IJK.
Onde acontecerá o congresso?

— O IJK acontecerá na Associação dos Funcionários dos Correios. Fica muito perto do aeroporto, distante 5 minutos de carro. Antes do congresso, você receberá maiores instruções sobre as várias formas de chegar lá. Mas uma coisa é certa: você será muito bem recebido no aeroporto!


Como eu faço para me inscrever?

— Basta acessar a página ijk.brazilo.net/Aliĝilo e preencher o seu formulário de inscrição. Para saber quanto será necessário pagar, consulte a tabela na página http://ijk.brazilo.net/aligho/kotizo/
O valor da inscrição varia de acordo com: -a idade, -o país de origem, -se você é membro da TEJO, -a data de inscrição – Há quatro períodos de inscrição: quanto mais cedo você se inscrever, maior será o seu desconto! No formulário de inscrição também é possível encomendar alimentação e hospedagem.
Eu sou vegetariano/celíaco. Vai ter opção pra mim?
 Descrição: :) 
— Existe uma grande quantidade de esperantistas que também são vegetarianos e, tradicionalmente, é oferecida opção vegetariana durante o IJK. Também teremos opções sem glúten. A gente não quer ninguém passando fome! Caso você queria, o clube também possui um restaurante próprio onde você pode comer, mas sem opções especiais de alimentação.
Como eu posso me hospedar?

— Existem várias maneiras: Você pode dormir em rede, acampar com barraca própria, dormir numa tenda coletiva (levando seu próprio colchão ou encomendando o aluguel de um) ou em camas (convencionais ou beliche) em quartos coletivos. Os valores de cada modalidade de hospedagem estão presentes em ijk.brazilo.net/aligho/kotizo/. Caso você prefira se hospedar em outro local, terá que tratar disso por conta própria.
Eu sou obrigado a dormir na sede do congresso?

— Você não é obrigado a nada. Essa é uma opção ofertada para facilitar a vida dos participantes.
É possível ter algum desconto?

— Sim. É só propor alguma contribuição para a programação. Você pode apresentar palestras, guiar alguma oficina ou minicurso, comandar rodas de conversação ou qualquer outra coisa dentro da sua capacidade e imaginação É possível enviar várias propostas e obter desconto por cada uma delas. Basta enviar suas propostas para o endereço ijk@brazilo.net com o assunto “programero”. Caso, sua proposta seja inclusa na programação, você receberá um pequeno desconto na sua inscrição.

Eu não posso participar todos os dias, é possível só ir lá e visitar um pouco?

— Sim, mas ,como o congresso irá ocorrer em um local privado, é necessário pagar pelo uso das instalações do local (piscinas, banheiros, quadras, etc). No mês do congresso, nós divulgaremos os valores especiais para quem quiser participar somente um ou dois dias. Fique atento!
Eu sou estrangeiro e preciso de uma carta-convite para entrar no Brasil. Como faço?

— Indique no formulário de inscrição essa necessidade e nossa equipe organizadora entrará em contato com você para tratar dos detalhes de envio da carta-convite.
Ah, mas o congresso dura muito pouco e eu queria aproveitar mais.

— Você pode participar das excursões antes e depois do congresso. Caso tenha interesse, basta indicar no ato da sua inscrição. Para saber quais são as excursões acesse ijk.brazilo.net/ekskursoj. Entraremos em contato oportunamente para informar horários, valores e formas de pagamento. Além disso, durante o congresso também haverá excursões para que você possa conhecer melhor a cidade de Fortaleza. Também é possível participar do Karioka Rekontiĝo no Rio de Janeiro, que vai acontecer logo antes do IJK e depois ir para Fortaleza junto com outros esperantistas que também vão participar do congresso. Para saber mais sobre o KoRo, acesse koro.brazilo.net
Caso tenha quaisquer outras dúvidas, basta nos enviar um email para o endereço ijk@brazilo.net. E siga na nossa página no facebook para ficar ligado das novidades. Teremos sempre grande prazer em ajudá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário