Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

QUEM É IMPORTANTE?

Certo dia, num caderno,
numa página interna,
deu-se a grande reunião
dos sinais de pontuação,
para decidir, no instante,
qual o que é mais importante.

Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
bufando, muito excitado,
entusiasmado ou assustado.
Socorro!
Viva!
Saravá!
Dá o fora! – sempre a berrar!
E logo, todo sinuoso,
a rebolar-se, entrou, pimpão,
o enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação:
Quem é?
Por quê
Aonde?
Quando? - ele só vive perguntando...

E vêm as Vírgulas, dengosas,
muito falantes, muito prosas,
E anunciam – Nós meninas
somos as pausas pequeninas,
que, pelas frases espalhadas,
são sempre tão solicitadas!

Essa não! Tenha paciência – Intervêm as Reticências.
Somos nós as importantes,
tanto agora como dantes:
Quando falta competência,
botam logo... Reticências!

Mas Dois Pontos protestou:
Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação e a e-nu-me-ra-ção!...

A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentam, mas então,
bem na hora, firme e pronto
se apresenta o senhor Ponto:
Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
(In: Di-versos russos. Tradução e adaptação por Tatiana Belinky. São Paulo: Scipione, 1990. p. 29-33.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário